Concentrado

Henrique Almeida marcou a metade dos pontos do Coxa

Em apenas 18 partidas pelo Coxa, o atacante balançou a rede 11 vezes. Se cada gol fosse convertido em pontos, o número referente ao atleta alcançaria a casa dos 20 – exatamente a metade da pontuação coxa-branca em todo o campeonato até aqui.

Após estrear na derrota por 3 a 0 para o Santos (8/8), Henrique marcou dois gols logo de cara na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no Couto Pereira, pela 18.ª rodada.

Em seguida, foi o único marcador alviverde nos triunfos sobre Chapecoense (1 a 0) e Avaí (2 a 0) e também no empate com o Fluminense (1 a 1). Até a 24.ª jornada, portanto, o Coritiba já acumulava 10 pontos graças ao poder de decisão do camisa 91.

Duas rodadas mais tarde, contra o Flamengo, Henrique comemorou uma vez no triunfo por 2 a 0 – o outro foi de Kléber Gladiador. Em teoria, seu gol bastaria para o Coritiba conseguir três pontos. Mesmo caso do Atletiba, quando dividiu a artilharia com Negueba na vitória no clássico (2 a 0).

Na 30.ª rodada, diante do lanterna Joinville, o atacante fez seu único gol que não se converteu em ponto para o Coritiba, já que a equipe voltou de Santa Catarina derrotada por 3 a 1.

A rotina de transformar gol em pontos retornou contra o Goiás, no Serra Dourada. O Coxa venceu (3 a 1), mas o gol marcado por Henrique representaria ao menos um empate para os paranaenses no jogo com o concorrente direto contra a degola.

No domingo passado, por outro lado, ele voltou a garantir três pontos ao Alviverde. A única bola na rede da partida com o Santos também significou a saída da zona de rebaixamento a duas rodadas do fim do Brasileiro.

Além de decisivo, Henrique Almeida tem na eficiência outra característica marcante em sua passagem pelo Coritiba. Ao todo, ele finalizou 50 vezes em 18 jogos (27 certas e 23 erradas) para marcar seus 11 gols. Isso significa que o atacante precisa de menos de cinco chances (4,5 arremates) para balançar a rede.

Depois dos jogos contra o Porco e com o Vasco, os gols do camisa 91 dificilmente continuarão a ser do Coxa. Emprestado pelo Botafogo, o jogador que chegou desacreditado vai terminar a temporada em alta e valorizado. O desejo do atleta, contudo, é permanecer no Alto da Glória.

“Ele gostou da cidade, se identificou com o clube e torcida, quer muito ficar. Mas depende do Botafogo”, confirmou o representante do atleta, Júlio Taran.

Paraná Online no Facebook