STJD absolve São José e remarca final do Brasileiro Feminino para 6 de dezembro

Paralisado por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol será retomado no próximo dia 6 de dezembro, domingo, com a grande decisão do torneio. O jogo foi confirmado nesta sexta-feira pela CBF, horas após o julgamento do caso no STJD.

A competição estava suspensa por conta da suposta escalação irregular da meia Gabi Portilho, por parte do São José, na primeira partida da decisão, vencida pelo Rio Preto por 1 a 0.

No entender da promotoria, Gabi deveria cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, recebido na volta da semifinal contra o Tiradentes. Acatando o pedido, o presidente do STJD, Caio Cesar Rocha, determinou a suspensão da partida que estava marcada para a quarta-feira.

Nesta sexta, entretanto, o STJD deu razão ao São José. O clube alegou que, diante do Centro Olímpico, pela penúltima rodada da segunda fase, Gabi recebeu dois cartões amarelos antes de ser expulsa, o que invalida o amarelo. Assim, ela foi advertida em apenas duas ocasiões no torneio.

A promotoria se baseava na súmula do árbitro paulista Vinicius Gonçalves Dias Araujo, que anotou que deu a Gabi o “cartão vermelho direto” ao mesmo tempo que escreveu que a expulsou porque “ela havia sido advertida anteriormente”.

O vídeo do jogo, entretanto, mostra claramente Vinicius Gonçalves dando o cartão amarelo, chegando que Gabi já havia sido advertida anteriormente, e só depois sacando o vermelho. Assim, a jogadora tinha condições de jogo na primeira final.

A final do Brasileirão Feminino será às 19h do domingo, dia 6, em São José dos Campos, logo após o encerramento da última rodada do Brasileirão. A data era a única possível. A seleção brasileira feminina entra em campo na terça, em Cuiabá, para amistoso contra a Nova Zelândia, e depois joga no dia 9, em Natal, na abertura de um torneio amistoso. A craque Formiga, do São José, e a goleira Luciana, do Rio Preto, estão com a seleção.

Voltar ao topo