Valendo a honra

Paraná Clube quer se despedir da Série B com vitória

A oitava participação seguida do Paraná na Série B pode ficar marcada pela pior campanha do clube na competição nacional. Com 46 pontos, o Tricolor, se vencer o Sampaio Corrêa, sábado, em São Luis, igualará 2008, quando terminou na 11º posição com 49 pontos. Porém, um tropeço na última rodada ultrapassará esta marca negativa. Um revés, aliado a uma combinação de resultados, pode derrubar o time paranista até para a 16ª colocação, ou seja, somente uma posição acima da zona de rebaixamento.

Essa irregularidade na Série B foi regada, sobretudo, por problemas extra-campo. Não a toa, o Tricolor é, ao lado do Bragantino, o time que está a mais tempo disputando a Segunda Divisão. Em 2016, o time paranista, que promete fazer uma temporada um pouco mais profissional e sem grandes transtornos fora das quatro linhas, disputará a sua nona Série B de maneira consecutiva. Em todo este período, quase sempre terminou no meio da tabela, sem brigar por nada nas rodadas finais.

Evitar que 2015 fique marcado como o pior da história desde que foi rebaixado, em 2007, será a única motivação para o duelo contra o Sampaio Corrêa. Isto porque o Paraná, há algumas rodadas já não briga mais pelo acesso e apenas recentemente conseguiu acabar com qualquer risco de rebaixamento.

Até agora, nos outros sete anos em que disputou a Série B, a pior colocação aconteceu em 2011. Porém, naquele ano, o Paraná terminou com 52 pontos e 45% de aproveitamento. Neste ano, o time pode chegar no máximo aos 49 pontos e somente o rendimento de 42% no certame.

Melhor campanha

O mais perto que o Paraná chegou de conquistar o acesso foi na edição de 2013. O time paranista, comandado pelo técnico Dado Cavalcanti, superou todos os problemas financeiros, chegou aos 57 pontos e ficou somente três atrás do Figueirense, que terminou na quarta colocação. O aproveitamento de 50% marcou a melhor participação tricolor.