Retrospecto

Atlético tenta fechar o ano com a melhor campanha nos pontos corridos

Sem mais nada a almejar no Campeonato Brasileiro, o Atlético apenas cumprirá tabela nas duas últimas rodadas da competição, quando enfrenta o Flamengo, na Arena da Baixada e o Santos, na Vila Belmiro. Apesar de uma temporada irregular e de o futebol não ter sido tratado como prioridade mais uma vez pela diretoria, o Furacão de 2015, se conseguir duas vitórias nos dois últimos compromissos, pode marcar seu quinto melhor desempenho na história dos pontos corridos, que começou em 2003.

O time atleticano, com 48 pontos conquistados em 36 rodadas, tem atualmente 44% de aproveitamento e pode elevar esse número para 47% em caso de vitórias. Além disso, o Rubro-Negro, que ocupa atualmente a 12ª colocação, terá a chance de terminar entre os dez primeiros colocados.

Das outras 11 vezes que disputou a Série A nos pontos corridos, a melhor participação do Furacão aconteceu em 2004, quando conquistou 62% dos pontos e foi vice-campeão. Em 2013, quando conquistou uma vaga para a Libertadores e jogou toda a competição fora da Arena da Baixada, o aproveitamento foi de 56%.Po

r outro lado, na edição de 2011, quando não evitou o rebaixamento à Série B, o Atlético conquistou apenas 41 pontos em 38 jogos e fechou a competição com 35% de aproveitamento. Se vencer os dois últimos jogos, o Furacão igualará a marca atingida no ano passado.

Despedida em alta

O técnico Cristóvão Borges, que chegou no clube na reta final do Brasileirão, quer encerrar a participação em jogos na Arena da Baixada com uma grande apresentação diante do Flamengo, domingo, às 19h30. “No último jogo perto da nossa torcida queremos fazer uma grande apresentação. Respeitamos a equipe do Flamengo, mas vai ser importante jogar bem diante do nosso torcedor”, pontuou o treinador.

Mesmo com esse clima de fim de feira que ronda o Atlético nas últimas rodadas, o comandante rubro-negro elogiou a entrega e o comprometimento do time. “Sabemos que os adversários são difíceis. Todo mundo brigando e tentando chegar bem. Mas vamos fazer o melhor e a entrega dos jogadores tem sido maravilhosa”, concluiu Cristóvão.

Perdedor, o Final! Leia a opinião de Mafuz sobre o Atlético!

Paraná Online no Facebook