Jogos da Juventude

Atletas olímpicos movimentam Londrina em jogos escolares

Na última semana aconteceram em Londrina os Jogos Escolares da Juventude. O evento que é realizado todo ano em duas categorias – entre 12 e 14 anos (que este ano foi em Fortaleza) e 15 e 17 anos – reuniu nesta edição na cidade do interior paranaense 3723 atletas de todo o Brasil, divididos em 13 modalidades diferentes. Mas, além dos competidores, um outro grupo de chamou a atenção.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também alguns patrocinadores dos jogos levaram atletas com participações nas Olimpíadas e também nos Jogos Pan-Americanos, com o objetivo de incentivar os estudantes. No total foram 15 esportistas: Aline Silva (luta olímpica), Ana Claudia Lemos (atletismo), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Charles Chibana (judô), Diogo Hubner (handebol), Fabíola Molina (natação), Fofão (vôlei), Josuel Santos (basquete), Lenísio Teixeira Júnior (futsal), Leonardo de Deus (natação), Luciano Pagliarini (ciclismo), Raulzinho (basquete), Rosângela Santos (atletismo), Shelda Bede (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo).

Alguns deles, inclusive, disputaram no passado os Jogos Escolares. Um deles foi Leonardo de Deus. O nadador disputou as edições de 2005, 2006 e 2007 e conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. Para ele, a competição serve como um aprendizado para os mais novos.

“Os jogos escolares são uma competição muito importante a nível nacional. Ela é vista como uma competição alvo para os jovens atletas. Muitos deles são revelados nesses jogos. Acho que é o início para os atletas, uma preparação para ganhar motivação e viver o espírito olímpico desde cedo”, avaliou Léo de Deus, que enquanto esteve no Centro de Eventos foi muito assediado por vários atletas para tirar fotos.

Voltar ao topo