Sem perder o embalo

Coritiba não pode relaxar e tem que manter o embalo

A vitória por 1×0 sobre o Santos, anteontem, no Couto Pereira, não serviu apenas para tirar o Coritiba da zona de rebaixamento, mas também diminuiu pela metade o risco de queda à Segunda Divisão, faltando apenas duas rodadas para o final do Campeonato Brasileiro. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Coxa tem 24% de risco de cair para a Série B do ano que vem. A permanência na elite pode vir já na próxima rodada, mas para isso, além de vencer o Palmeiras, o Coxa terá que torcer contra Avaí e Vasco.

Diferentemente do que aconteceu no último meio de semana, quando o Coxa venceu o Goiás fora de casa, mas não saiu da zona por conta das vitórias dos seus concorrentes, desta vez, Figueirense, Goiás e Avaí tropeçaram. A vitória do Vasco contra o Joinville, que já está rebaixado, foi o único resultado que não agradou o Verdão, já que o time carioca chegou aos 37 pontos e segue com chances de escapar da degola.

Para o técnico Pachequinho, o segredo para conseguir escapar é não deixar cair o ritmo nas duas rodadas restantes. “Não pode cair. Conquistamos duas vitórias em dois jogos contra Goiás e Santos e temos mais um compromisso difícil contra o Palmeiras. Não podemos deixar cair em todos os aspectos, no tático, no físico e no emocional. Conversamos com os jogadores para que a gente possa manter o nível e melhorar cada vez mais”, explicou Pachequinho.

Na zona

Assim, quem voltou para a zona de rebaixamento foi o Avaí, que foi presa fácil para o Fluminense. As chances de queda do Leão da Ilha aumentaram para 70%. O time catarinense tem pela frente a Ponte Preta, que ainda briga por uma vaga na Libertadores, em Florianópolis , e o Corinthians, na última rodada, em São Paulo.

O Vasco, adversário do Verdão na última rodada, no Couto Pereira, para manter viva a chance de escapar, terá que vencer o Santos na próxima rodada, dentro de casa. Um tropeço em casa aliado a empates ou vitórias de Coritiba e Figueirense, que estão fora da zona de rebaixamento, podem decretar o rebaixamento do time cruzmaltino à Segunda Divisão. Apesar da vitória sobre o JEC, em Santa Catarina, o Vasco tem 87% de chances de cair à Série B.

Situação ainda mais complicada vive o Goiás. Com 35 pontos, o time do Planalto Central pode ser o segundo rebaixado à Segundona e se juntar ao Joinville. Com 95% de chance de cair, a equipe goiana, se não vencer a Chapecoense, no interior catarinense, na próxima rodada, estará rebaixada à Segunda Divisão do ano que vem.