Sem medo

Apesar de semelhanças com temporada trágica, Ney mantém confiança

Seis anos depois de ser rebaixado com o Coritiba, o técnico Ney Franco traz, para os nove últimos compromissos do Verdão pela competição nacional deste, alguns aprendizados daquela temporada, que acabou tragicamente para o time coxa-branca. Um dos principais lemas do treinador para evitar mais uma queda à Série B é ter, neste momento, o time unido, fato que não aconteceu em 2009.

“A lição é que tem que trabalhar muito forte. Primeiramente, temos que ter o grupo inteiro fechado e unido. Temos que entrar em campo e ter um desempenho bom. Esse é o primeiro aspecto. Sabemos que o Campeonato Brasileiro é muito difícil e que nesses nove jogos os nossos adversários também têm um objetivo na competição”, apontou o treinador alviverde. 

Ao final da 29ª rodada do Brasileirão de 2009, o desempenho do Coritiba era um pouco melhor do apresentado neste ano. Naquela temporada, o time alviverde, antes de perder por 2×0 para o Grêmio, em Porto Alegre, tinha 34 pontos, um a mais que o de 2015 – e ocupava a 15ª posição.

Nos nove últimos jogos, o Coxa conseguiu somar mais onze pontos (três vitórias, dois empates e quatro derrotas) e, mesmo com 45 pontos, não evitou o rebaixamento, ficando um ponto atrás do Fluminense. O Verdão, naquele ano, caiu com aproveitamento de 39,4%, superior ao percentual deste ano. Até agora, o time coxa-branca somou 37% dos pontos disputados e, mais do que nunca, está provado que terá que melhorar seu rendimento na reta final da competição nacional.

Time de 2009 foi bem no Couto

Apesar do rebaixamento à Série B, nos nove jogos restantes, o Coritiba foi praticamente perfeito nos jogos realizados no Couto Pereira, o que não tem acontecido na edição deste ano do Brasileirão – o exemplo está na derrota da última rodada para o Atlético-MG por 3×0. Nas quatro partidas restantes no Alto da Glória, o Verdão venceu três e, justamente no último jogo, diante do Fluminense, o time alviverde empatou em 1×1 e, além de amargar a queda à segunda divisão, ainda viu, dentro da sua casa, um dos piores episódios do futebol brasileiro com a invasão de torcedores ao gramado do estádio.

Fator Couto

O time coxa-branca, que precisa de pelo menos mais quatro vitórias nos últimos nove jogos para permanecer na elite do futebol brasileiro, terá que, sobretudo, fazer valer o fator casa nos compromissos que tem no Couto Pereira contra São Paulo, Figueirense, Santos e Vasco, chegar aos 45 pontos e assegurar presença na Série A de 2016. “Nessa reta final vai valer realmente o grupo se fechar e conseguir ter um bom desempenho dentro de casa”, finalizou o treinador alviverde Ney Franco.

Reação

Além da campanha parecida com a de 2009, outro fato chama a atenção nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O Fluminense, naquele ano, depois de um primeiro turno muito ruim, conseguiu se salvar contra o Coxa no Couto. Outro time carioca, só que desta vez o Vasco, depois de fazer um primeiro turno muito abaixo do esperado, está repetindo o feito, e pode chegar com chances de escapar do rebaixamento no último jogo no Alto da Glória.

Glória! Veja mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook