Pro físico e pra mente

Tempo a mais será perfeito pro Coxa recuperar jogadores

Depois de três dias de folga, o elenco do Coritiba iniciará hoje, no CT da Graciosa, a preparação para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Joinville, em Santa Catarina. Este tempo a mais de preparação, além de dar condições de recuperar alguns atletas que estão no departamento médico e que podem voltar ao time diante do JEC, servirá também para o técnico Ney Franco ajustar a equipe visando o duelo contra a equipe catarinense que, para o treinador, é decisivo para as pretensões do Verdão dentro do Campeonato Brasileiro.

“No nosso caso essa parada veio em um momento oportuno. É um tempo que, primeiramente, servirá para a gente recuperar alguns jogadores que estão no departamento médico. Teremos mais sessões de treinamentos para fazermos os ajustes visando principalmente o jogo contra o Joinville”, explicou.

Segundo Ney Franco, este tempo maior será de muito estudo em cima do adversário, que está afundado na zona de rebaixamento e ocupando atualmente a lanterna do Brasileirão. É mais um confronto direto do Coxa na luta para escapar da área perigosa da competição nacional.

“Vamos trabalhar em cima da formação da equipe. Vamos usar esse período de preparação para estudar muito o adversário. Precisamos de imediato somar três pontos e é uma oportunidade de somar em um jogo contra uma equipe que está atrás na tabela e na zona de rebaixamento. Temos que ganhar e ficar à frente dessa equipe”, pontuou o treinador.

Depois da goleada sofrida em casa para o Atlético-MG por 3×0, apesar do equilíbrio que se mostrou a partida, principalmente no primeiro tempo, o Coxa vai aproveitar, segundo Ney Franco, para recuperar o lado emocional da equipe e mobilizar o grupo para as nove decisões que tem pela frente para escapar do risco de rebaixamento.

“Veio no momento certo. Vamos recuperar a parte física, melhorar alguns conceitos que temos que colocar também nos próximos jogos e também dar uma recuperada emocionalmente na equipe. Fazer uma mobilização a partir de agora. A gente sabe que faltam nove jogos apenas para o término do campeonato e teremos que ter uma competência muito grande para finalizar esses nove jogos”, arrematou.

Torcida precisa ajudar

Restando mais quatro jogos em casa até o final do Brasileiro, o Coritiba precisará muito do Couto lotado. E não só para buscar as vitórias e permanecer na Série A, mas para ter dinheiro no caixa. Para se ter uma ideia, quase metade dos jogos da equipe em casa deram prejuízo.

Atualmente, para abrir o estádio, o Coxa gasta em torno de R$ 250 mil. Para arrecadar este valor, é necessário no mínimo 13 mil pagantes por partida, próximo da média do clube no Brasileirão: 14.766 pagantes.

Diante de Avaí, Flamengo, Cruzeiro, Joinville, Ponte Preta, Sport e Fluminense, o Alviverde pagou para jogar. Por outro lado, as rendas contra Corinthians, Goiás, Palmeiras e Atlético, que juntas deram um valor bruto de R$ 2,3 milhões, ajudaram a compensar esse prejuízo. “A presença do público nessa reta final é financeiramente duas vezes mais importante. Primeiro, pelo dinheiro, que entra na bilheteria. Depois, porque ajuda o time a ficar na Série A, o que garante uma receita muito importante”, lembra o vice Alceni Guerra.

Novo

O Coritiba pretende até sexta definir os responsáveis pelo novo plano diretor do clube, que irá estudar a viabilidade de um novo estádio ou da reforma do Couto. 

Caberá a essas pessoas pesar se uma parceria com o Paraná para uma nova arena é rentável ao Coxa. Caso o novo estádio tenha o mesmo custo atual do Couto, o Tricolor também teria que colocar no mínimo 13 mil pessoas por jogo para valer a pena. (RM)

Madrasta! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook