Sem o líder

Coxa não terá Wilson no duelo decisivo contra o Joinville

Em um dos jogos mais importantes que vai fazer nesta reta final do Campeonato Brasileiro, quarta-feira que vem, contra o Joinville, fora de casa, o Coritiba não terá um dos grandes responsáveis pela sua recuperação na competição nacional. Indicado pelo técnico Ney Franco e um dos líderes do elenco, o goleiro Wilson, com grandes defesas, provou em campo sua importância para o time coxa-branca, que deixou a zona de rebaixamento e de ser uma das piores defesas do torneio, para fora da área perigosa e melhorar consideravelmente seu aproveitamento defensivo no Brasileirão.

Quando estreou na décima primeira rodada, Wilson pegou o Coxa afundado na zona de rebaixamento e ocupando a vice-lanterna da competição nacional. A estreia do arqueiro alviverde foi justamente no empate sem gols contra o Joinville, no Couto Pereira. Até então, o time coxa-branca, em dez rodadas, com o goleiro Bruno na meta, tinha tomado 14 gols e tinha o pífio aproveitamento de 23% na competição nacional.

O goleiro coxa-branca, que é um dos homens de confiança do técnico Ney Franco, assumiu a meta alviverde e, aliado a correção do posicionamento do sistema defensiva da equipe, sobretudo depois que o técnico Ney Franco teve um pouco mais de tempo para trabalhar, o aproveitamento defensivo melhorou consideravelmente. Nas 19 partidas em que Wilson foi titular, foram apenas 16 gols sofridos.

Para provar a importância do goleiro no time coxa-branca, o aproveitamento do Verdão no Campeonato Brasileiro com Wilson em campo praticamente dobrou. A equipe alviverde, até então na 19ª colocação, subiu para a 16ª e, nos 19 compromissos em que o goleiro esteve em campo, o Coritiba conquistou 45,6% dos pontos disputados e provou um maior equilíbrio entre defesa e ataque para escapar da zona de rebaixamento.

Bruno e Vaná na disputa

Na derrota por 3×0 para o Atlético-MG, que foi o terceiro jogo que o goleiro tomou três gols em uma mesma partida – aconteceu nas derrotas para São Paulo e Santos, fora de casa -, Wilson tomou o terceiro amarelo e terá que cumprir suspensão contra o Joinville. Assim, o consolo para o técnico Ney Franco é a volta de Juninho, que formou com Walisson Maia a dupla de zaga mais eficiente do Verdão até agora.

O substituto do goleiro Wilson ainda não foi definido. Ney Franco tem mantido o rodízio entre os reservas Bruno e Vaná. Na Copa do Brasil, diante do Grêmio, Wilson não pôde atuar por já ter jogado a competição nacional pelo Vitória. Então, Bruno atuou e Vaná jogou em Porto Alegre. 

Opções

Se conseguir recuperar jogadores que estão no departamento médico, como o atacante Kléber, o volante Alan Santos e o meia Ruy, o técnico Ney Franco terá, para a reta final do Brasileiro, um leque maior de opções para montar o Coritiba para fugir da zona de rebaixamento. “Conseguindo trazer esses jogadores do departamento médico, a gente tem uma equipe mais forte para entrar em campo. Isso pode ser determinante nesses nove jogos finais”, disse.

Madrasta! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook