Lição de casa

Se vencer 4 em casa, Coxa pode ficar na elite do Brasileiro

Se depender do aproveitamento do Coritiba como mandante no Campeonato Brasileiro, o torcedor tem com o que se preocupar quanto à permanência do clube na elite do futebol nacional. A derrota para o Atlético-MG, sábado, no Couto Pereira, foi a quarta em 15 jogos disputados. O Verdão, atualmente, tem o quarto pior rendimento como mandante, com apenas 46,6% dos pontos conquistados e, se quiser evitar o rebaixamento, precisará melhorar consideravelmente seu aproveitamento caseiro na reta final da competição nacional.
Além de voltar a fazer do Couto Pereira o seu grande aliado na fuga contra o rebaixamento, o Coxa terá concorrentes diretos pela frente em duelos programados para o Alto da Glória. O time coxa-branca, além dos compromissos que terá dentro de casa contra o São Paulo e o Santos, que brigam pelo G4 da competição nacional, terá ainda pela frente o Figueirense e o Vasco, que são adversários diretos na luta contra a degola.

O time coxa-branca, nos duelos realizados como mandante, só está na frente do Figueirense, que tem aproveitamento de 45% e também luta contra a degola, do Joinville, que somou somente 42% dos pontos disputados na Arena Joinville e do Vasco, que apesar da recuperação que atravessa na competição nacional, ainda tem o pior rendimento caseiro com a soma de 35% da pontuação disputada.

Além das quatro derrotas dentro do Couto Pereira, sendo uma delas para o Avaí, que tem a mesma pontuação do Coritiba na classificação, o número de empates em excesso pesa para o Coxa estar, atualmente, em uma posição perigosa na tabela do Campeonato Brasileiro. Nos empates contra Joinville, Goiás, Ponte Preta e Sport, caso o time alviverde tivesse vencido dentro dos seus domínios, poderia estar atualmente muito próximo de conquistar a pontuação desejada para se livrar do risco de rebaixamento à Série B do Brasileiro do ano que vem.

A situação do Coxa só não está pior porque, desde que o técnico Ney Franco assumiu o clube, no início de junho deste ano, a produção do time coxa-branca aumentou nas partidas fora de casa. O Verdão, que chegou a ter o pior rendimento como visitante da competição nacional, atualmente, com 28% de aproveitamento, tem a décima melhor campanha fora de casa do Brasileirão.

Kléber Gladiador deve ser uma das novidades contra o Joinville.

Assim, a partir de agora, errar, principalmente dentro de casa, é proibido para o Coritiba. Se souber usar bem o fator casa e conseguir vencer os quatro jogos restantes que tem para fazer no Couto Pereira diante do São Paulo, do Figueirense, do Santos e do Vasco, o time coxa-branca atingirá 45 pontos, que é o número mágico para poder permanecer na elite do futebol nacional por mais uma temporada.

Bom tempo pra limpar o estaleiro

Com quase dez dias de preparação até o próximo compromisso diante do Joinville, quarta-feira que vem, às 21h, na Arena Joinville, em Santa Catarina, o time coxa-branca, depois da derrota contra o Atlético-MG, sábado à noite, no Couto Pereira, ganhou três dias de folga e retomará os treinamentos somente amanhã de manhã, com atividade programada para o CT da Graciosa.
Apesar da semana sem jogos, de acordo com a programação divulgada pelo clube, os trabalhos nesta semana acontecerão em apenas um período. O último trabalho desta semana acontece no sábado e o elenco alviverde deverá, então, se reapresentar na segunda-feira, dois dias antes da partida contra o JEC, fora de casa.

Este período a mais entre uma partida e outra, será importante para alguns jogadores que estão no departamento médico reunirem condiç&o,tilde;es de jogo diante do Joinville. A principal novidade do Coxa para enfrentar o time catarinense deverá ser a volta do atacante Kléber. O Gladiador, no trabalho de sexta-feira, antes do duelo contra o Galo, já participou da atividade com bola, mas está no período de transição e deverá voltar a ficar à disposição do técnico Ney Franco no decorrer desta semana. Além dele, o volante Alan Santos e o meia Ruy também podem voltar ao time alviverde contra o JEC.

Primeira vez

A partida contra o Joinville será o confronto de número 14 na história das duas equipes.

O Coxa tem 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Porém será a primeira vez na Arena Joinville. A última vez que os times se enfrentaram em Santa Catarina foi em 2002, pela Copa Sul-Minas, no estádio “Ernestão”.

Tempo! Veja a opinião do colunista Massa sobre o Coritiba!

Paraná Online no Facebook