Ainda não vingou

Marcos só marcou um e está longe do que era antigamente

A segunda passagem do atacante Marcos Aurélio pelo Coritiba não é, nem de perto, com o que imaginava a diretoria coxa-branca quando repatriou o jogador nesta temporada. Com 31 anos e encostado no Ceará até desembarcar no Couto Pereira, em junho deste ano, o jogador teve muitas oportunidades com o técnico Ney Franco, mas ainda não correspondeu e, diferentemente das temporadas de 2009, 2010 e 2011, quando marcou muitos gols pelo Coxa, até agora o centroavante marcou apenas uma vez na disputa do Campeonato Brasileiro.

O retorno do jogador, apesar de dividir a opinião do torcedor coxa-branca, foi concretizado para que o atacante fosse uma das soluções do problema ofensivo que ainda assola o Verdão na disputa do Brasileiro. Porém, até agora, Marcos Aurélio não encontrou seu bom futebol e, até sem estar na sua forma física ideal, o jogador produziu pouco e marcou apenas um gol, na derrota para o São Paulo por 3×1, no Morumbi.

O atacante, porém, não pode reclamar que não teve oportunidades no Coritiba. Das 23 partidas realizadas pelo Verdão desde a sua chegada ao clube, Marcos Aurélio esteve em campo em 14 duelos, sendo oito como titular e o último no sábado, no revés sofrido para o Atlético-MG, no Couto Pereira.

Dos oito jogos que o jogador atuou como titular neste Campeonato Brasileiro, o Coritiba conseguiu apenas uma vitória – diante do Cruzeiro, no Alto da Glória -, cinco empates e duas derrotas, totalizando 33% de rendimento. Em seis partidas Marcos Aurélio entrou no segundo tempo, em outros seis não foi relacionado e, em três oportunidades, o jogador estava no banco de reservas, mas não entrou no decorrer da partida.

Dentre as suas principais características que conquistaram o torcedor coxa-branca em outras temporadas, estava a perfeição nas suas cobranças de faltas. O jogador, pelo menos até agora, não mostrou esta sua especialidade e também tem deixado a desejar neste quesito nesta sua segunda passagem pelo Coritiba. Com isso, depois de ter uma sequência como titular do Verdão de cinco partidas – entre os duelos contra o Joinville e Corinthians -, o jogador se machucou e perdeu espaço no time.

Além da chegada do atacante Henrique Almeida e da recuperação de Kléber Gladiador, o técnico Ney Franco tem optado também pelas entradas dos jovens centroavantes Evandro, que marcou gols decisivos pelo Verdão no Brasileirão, Guilherme Parede e, principalmente Rafhael Lucas, que é o artilheiro do Coxa na temporada. Além deles, Negueba, nos últimos jogos, reencontrou seu bom futebol apresentado no início do ano e é mais um concorrente de Marcos Aurélio por uma vaga entre os titulares.

Carreira

Depois que deixou o Coritiba, em 2011, Marcos Aurélio foi contratado pelo Internacional, no ano seguinte, mas pouco rendeu defendendo o Colorado. Não empolgou e foi parar em Pernambuco.

Em 2013, o centroavante defendeu o Sport na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Os ares do Nordeste fizeram bem a Marcos Aurélio. Ele voltou a despontar no futebol e terminou como o vice-artilheiro da Segundona com 22 gols marcados.

Com a boa passagem pelo Leão da Ilha do Retiro, Marcos Aurélio foi emprestado ao Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, em 2014. Mas não conseguiu se adaptar ao futebol asiático e no mesmo ano voltou ao futebol brasileiro, onde teve uma passagem apagada pelo Bahia. Na atual temporada, iniciou sua caminhada no Ceará, mas as atuações irregulares impediram uma sequência pelo Vozão, que negociou seu empréstimo para o Coxa, até o final do ano.

Tempo! Veja a opinião do colunista Massa sobre o Coritiba!

Paraná Online no Facebook