Presidente da IAAF promete mais agilidade nos testes para combater doping

Em meio aos escândalos de doping na modalidade, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) prometeu medidas para controlar o problema. O principal passo, segundo anunciou o presidente da entidade, Sebastian Coe, nesta segunda-feira, será tornar os testes antidoping mais ágeis.

“Tecnicamente, os exames antidoping são uma área complicada, mas estamos procurando introduzir sistemas mais rápidos, já que o tempo entre a realização do teste e as sanções é muito longo”, disse em coletiva na cidade de Nova Délhi, na Índia. “Vamos introduzir mais independência no nosso sistema de testes.”

Em agosto, o jornal britânico The Sunday Times e a emissora alemã de TV ARD publicaram que o doping sanguíneo era massivo no atletismo citando resultados vazados de um banco de dados da IAAF. A entidade rejeitou as sugestões de que não agiu contra os resultados suspeitos em testes e de que não teria fazendo o suficiente para combater o doping no esporte.

De acordo com os órgãos de imprensa, foram avaliados os resultados de 12 mil testes sanguíneos de atletas entre 2001 e 2012, com a conclusão de que 800 eram suspeitos. As informações são de que 146 medalhas, sendo 55 de ouro, em provas que vão dos 800 metros até a maratona em Jogos Olímpicos e Mundiais de Atletismo, teriam ficado com atletas que tiveram resultados suspeitos nos exames.

A denúncia manchou a imagem da IAAF, mas Coe parece disposto a lutar para recuperá-la e já garantiu que a prioridade da entidade é proteger os atletas “limpos”. “Uma das nossas responsabilidades é proteger os atletas limpos e não apenas remover aqueles que trapaceiam. Mesmo quando quebrei recordes mundiais, havia boatos de que não era pela minha habilidade”, afirmou Coe, duas vezes campeão olímpico nos 1.500m.

Voltar ao topo