Sem perder

Empate marca o 5º jogo seguido do Coxa sem derrota

Apesar de não ter sido nem de perto o resultado que o Coritiba queria para tentar sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o empate sem gols contra o Sport, no Couto Pereira, anteontem, manteve a invencibilidade de cinco jogos do Verdão na competição nacional. Ainda em 18º, o time, com mais este jogo sem derrota, já supera o maior período de invencibilidade registrado no ano passado, quando ficou em duas oportunidades por quatro jogos sem perder.

Os cinco jogos sem derrota do Coritiba no Campeonato Brasileiro passam muito pelo bom momento da defesa. Nas últimas cinco jornadas, o Coxa tomou apenas um gol e hoje já tem a sétima melhor defesa da competição nacional. Para o técnico Ney Franco, além do ajuste no sistema defensivo, a grande fase vivida pelo goleiro Wilson, indicado pelo próprio treinador, contribui para a boa fase do Verdão no Brasileirão, mesmo ainda estando na zona de rebaixamento.

“O Wilson está vivendo um grande momento no clube e fazendo a diferença a nosso favor dentro da competição. Nesses cinco jogos sem perder no campeonato, nossa defesa evoluiu muito e a defesa não tem tomado gols dentro do Brasileiro. O Wilson vive um momento muito bom e, contra o Sport, fez mais uma vez a diferença a nosso favor, especialmente pela defesa que fez no final do jogo”, destacou o treinador.

A série invicta do Verdão no ano passado aconteceu no segundo turno do Brasileirão, quando se recuperou e escapou do rebaixamento à Segundona. Na primeira série, o time coxa-branca ficou invicto da 30ª à 33ª rodada quando venceu Botafogo e Fluminense e empatou com o Grêmio e Corinthians. O Verdão selou sua permanência na primeira divisão nas quatro últimas rodadas, quando conquistou três vitórias contra Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense, além de um empate contra o Vitória, no Barradão.

Antes, em 2013, o Coritiba marcou sua última maior série invicta no Brasileirão nas dez primeiras rodadas da competição nacional, quando chegou, inclusive, a liderar o certame. O Verdão, naquele ano, conseguiu cinco vitórias contra Atlético-MG, Fluminense, Náutico, Atlético e Ponte Preta, e empatou outras cinco vezes diante do Bahia, do Goiás, do Flamengo, do Santos e do Vitória.

Cheio de desfalques

Em meio ao momento de recuperação que passa no Brasileiro, o Coritiba segue convivendo com muitos desfalques e, para o técnico Ney Franco, este tem sido o grande percalço do Verdão para sair da ZR. Depois que o atacante Negueba foi vetado pelo departamento médico e não atuou contra Grêmio e Sport, o time coxa-branca, apesar dos empates sem gols, teve muitas dificuldades no setor ofensivo e, não a toa, tem um dos piores rendimentos da competição nacional.

“Estamos tendo muitas dificuldades para montar a equipe de um jogo para outro. Temos perdido muitos jogadores. O Negueba é um jogador de velocidade, que vinha em um bom momento e que dava um desafogo. Não temos apenas problemas para a montagem da equipe em campo, mas estamos perdendo opções de substituição e a gente sabe que isso é muito importante em um campeonato equilibrado como é o Brasileiro”, explicou.

Ataque

Diante do Sport, sem Ruy e Thiago Galhardo, Ney Franco não contou com uma jornada inspirada do meia Esquerdinha e dos atacantes Rafhael Lucas e Henrique Almeida. Os dois centroavantes, segundo ele, têm a mesma característica e isso dificultou as ações ofensivas.

Muito mais! Leia a opinião do colunista Massa sobre o Coritiba!

Paraná Online no Facebook