Já o ataque...

Defesa do Coritiba melhora! São três jogos sem leval gol

Grande destaque do Coritiba no empate em 0x0 com o Grêmio, a defesa vem se tornando o ponto forte do time nesta recuperação no Brasileiro. Mesmo com dez pontos somados dos últimos 12 disputados, o Coxa continua na zona de rebaixamento, mas a reação se passa justamente pelo ajuste no setor de marcação.

A equipe já não sofre gols no Brasileirão há três jogos e balançou as redes apenas duas vezes neste período, somando duas vitórias pela contagem mínima. Seguro e compacto, o Alviverde já não leva tantos sustos como anteriormente. Tanto que atualmente tem a nona melhor defesa do torneio, ao lado de São Paulo e Atlético, com 23 gols sofridos.

A melhora se deve depois que o técnico Ney Franco mudou a forma de a equipe jogar. Na ultima derrota do Coritiba na competição, no 3×0 para o Santos, na Vila Belmiro, o time foi a campo pela primeira vez com três zagueiros, sendo um deles, no caso Leandro Silva, deslocado para a lateral-direita, e no miolo estavam Juninho e Rafael Marques. Pelo resultado elástico, Ney voltou a atuar com dois laterais de ofício (Ivan e Juan) na vitória por 2×1 sobre o Palmeiras, mantendo Leandro Silva e Rafael Marques no time.

Na sequência, na vitória por 1×0 sobre o Vasco, quem ganhou uma oportunidade foi Walisson Maia, voltando ao esquema com Leandro Silva como terceiro zagueiro na lateral-direita. Sem sofrer gols e sendo pouco ameaçado pelo time carioca, o Coxa adotou esta formação, repetida na vitória por 1×0 sobre a Chapecoense e no empate com o Grêmio. Rafael Marques só deixou o time titular por conta de uma lesão, sendo substituído por Juninho.

Em todas estas situações, quem perdeu espaço foi Luccas Claro. Até então titular absoluto e capitão coxa-branca, o camisa 3 faturou o nariz e estava no banco em Porto Alegre.

Ainda assim, as bolas alçadas na área estão sendo o grande drama coxa-branca. As melhores chances do Grêmio foram principalmente em escanteios. “Levamos alguns sustos na partida, mas corrigimos alguns erros no segundo tempo”, declarou o meia e capitão da equipe Lúcio Flávio.

Já o ataque do Coxa…

Se a defesa coxa-branca tem correspondido, o ataque alviverde ainda está devendo. Com apenas 14 gols marcados, o Verdão tem o segundo pior rendimento ofensivo do Campeonato Brasileiro, melhor apenas que o Vasco, que fez oito gols até agora na competição nacional. Um dos responsáveis pelo bom momento defensivo do Coxa, o zagueiro Walisson Maia afirmou que é questão de tempo para o ataque coxa-branca começar a funcionar e render bons frutos dentro do Brasileirão.

“É muito importante não tomar gol. Foram quatro jogos e apenas um gol tomado e tenho certeza que o momento certo do ataque vai chegar, a bola vai começar a ir para as redes e vai ter esse momento bom”, frisou o defensor, que espera também contribuir com o Verdão fazendo gols. “Estou vivendo um momento espetacular, está faltando um golzinho para dar uma aliviada também”, arrematou o zagueiro alviverde. (Luiz Ferraz)

Saída! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!