Aderir ou nao?

Diretoria do Tricolor discute se vale a pena entrar no Profut

Com tantos problemas para resolver, o Paraná passou um tempo precioso sem discutir um tema que fará diferença no futuro – a decisão de aderir ou não ao Profut, o programa de refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol. Apenas na quinta-feira o assunto foi discutido na reunião do Conselho Deliberativo. E faltam 66 dias para acertar a adesão.

“A reunião era de esclarecimento. Confesso que ainda estou com dúvidas em relação se é bom aderir ou não. Não é uma coisa tão simples. O Profut apresenta uma série de responsabilidades”, diz Benedito Barboza, presidente do Conselho Consultivo. “Não seria possível formarmos opinião após uma reunião de duas horas”, explica Rodrigo Vissotto, presidente do Deliberativo.

Dentre as contrapartidas exigidas pelo governo federal estão o controle orçamentário, redução dos déficits e obrigação de pagar todos os salários e encargos em dia. Caso um clube deixe de pagar as parcelas do financiamento, será excluído do programa, que prevê prazo de 240 meses para as entidades esportivas quitarem seus débitos fiscais.

O rigor da lei ainda prevê que quem fizer o refinanciamento e não comprovar estar com a situação fiscal regularizada será rebaixado. Ou seja: sem a obtenção da Certidão Negativa de Débito (CND), o clube cai de divisão. A punição esportiva, entretanto, não fica a cargo do Governo, mas sim da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Faremos novas reuniões, para que o pessoal entre no site e leia para entender. As pessoas vão para uma reunião sem conhecimento”, relata o presidente Luiz Carlos Casagrande, o Casinha.

Carlão brilha outra vez

Contratado em 20 de agosto, ele tem menos de dez dias no clube. Mas já é o “matador” do Paraná. Com dois gols de Carlão, o Paraná venceu o Santa Cruz por 3×2, de virada, no sábado. O camisa 9 já fez mais que todos os atacantes do elenco nesta Segundona.

O resultado fez o Tricolor abrir três pontos de vantagem para o Boa primeiro time na ZR, e próximo adversário.
A Cobra Coral aproveitou a lentidão paranista no começo do jogo e marcou o primeiro gol com nove minutos, com o meia Marcílio. O Tricolor não sentiu o gol e se lançou ao ataque, sufocando o Santa em busca do empate, que veio no final da primeira etapa, com Henrique.

Se o Paraná entrou devagar na etapa inicial, após o intervalo voltou com tudo. Virou e abriu vantagem graças à estrela de Carlão, que marcou seus gols na partida aos 2 e 9 minutos. O Santa Cruz descontou, mas o Tricolor desta vez suportou a pressão.

Dúvidas

Apesar da eleição do Paraná estar marcada para 23 de setembro, Casinha ainda será o presidente na data de adesão ao Profut. Isso porque o novo mandatário só assumirá o clube na primeira quinzena de dezembro. “Pessoalmente, gostaria muito que o clube participasse porque é uma forma de acertar as dívidas. Mas não posso tomar essa decisão sozinho. É uma decisão do Deliberativo”, esclarece Casinha.

A indecisão dos clubes é generalizada. Na capital, o Atlético nem sequer precisaria aderir ao Profut, pois praticamente não possui dívida com a União. Já o Coritiba trabalha na questão há meses. Em março, o Coxa contratou um escritório de advocacia para tratar do tema.

Paraná Online no Facebook