Patrimônio

Eleição de setembro definirá futuro patrimonial do Paraná

O resultado da eleição do Paraná no dia 23 de setembro definirá não apenas o presidente do clube pelos próximos três anos, como também o futuro patrimonial da instituição.

Esta é a visão do empresário e principal investidor do Paranistas do Bem, Carlos Werner. “Não é possível falar de venda ou readequação de patrimônios antes dessa data. Mas essa será a principal questão a ser enfrentada pelo próximo presidente”, destaca.

O grupo político do investidor, que assumiu a diretoria após a renúncia de Rubens Bohlen, em março de 2015, deve lançar o vice-presidente de finanças, Leonardo Oliveira, 36 anos, como candidato. A urgência da questão patrimonial ressaltada por Werner encontra respaldo na atual situação das posses tricolores. Por causa da ostensiva crise financeira, todos os imóveis do clube enfrentam algum tipo de dificuldade.

O Tricolor trava disputa judicial com a União pela posse da Vila Capanema, tenta reverter o leilão da Vila Olímpica do Boqueirão, decorrente de dívidas trabalhistas, e tem o CT Ninho da Gralha, em Quatro Barras, penhorado por causa de dívidas com o empresário Léo Rabello, do caso Thiago Neves. Já o CT Racco, onde o time profissional treina e faz concentrações, é alugado.

Para completar, o cenário da sede social da Kennedy é falimentar. Um atraso de três meses das contas de gás fez o suprimento ser cortado; funcionários acumulam até quatro meses de salários atrasados; e o local ainda corre o risco de ser fechado pela Vigilância Sanitária.
Panorama que fez com que um grupo de conselheiros se responsabilizasse por apresentar um projeto de readequação do local, que não descarta o arrendamento ou a venda do imóvel localizado na Vila Guaíra.

Sonho antigo

O fim do braço social do Paraná é argumento antigo de João Quitéria, ex-vice-presidente da torcida organizada Fúria Independente e atual vice-presidente de marketing do Tricolor. Um dos principais articuladores do Paranistas do Bem, Quitéria possui alta influência no grupo político.

Uma nota publicada pela Fúria em julho de 2014, quando Quitéria ainda comandava a organizada, defendia a venda da sede da Kennedy. “Não somos exatamente contra o social, mas precisamos tomar uma posição. A cada dia, novos credores surgem. Sem o social, pouparíamos despesas com funcionários e manutenção”, explicou na época, defendendo ainda o total foco do clube no futebol.

Prazos eleitorais

O prazo de inscrição de chapas vai até a próxima segunda-feira (24), 9 horas. Já os sócios que desejam votar têm até às 20 horas deste sábado (22) para se cadastrar no colégio eleitoral.