Realizando um sonho

Xodó no Coxa, Evandro vai transformando o sonho em realidade

Em meio a crise que vive no Campeonato Brasileiro, as boas atuações do atacante Evandro, de apenas 18 anos, têm sido o único motivo de comemoração do Coritiba nos últimos tempos. Mesmo com a pouca idade, a jovem revelação alviverde, especialista em marcar gols decisivos nos minutos finais dos jogos, é o novo candidato a ídolo do Verdão. Natural de Messias, Alagoas, Evandro chegou à Borborema, interior de São Paulo, aos três anos e saiu de casa aos 12, levando o sonho de ser um grande jogador de futebol em um clube de ponta do futebol brasileiro. Sua família, que ainda mora na cidade paulista, acompanha de longe e com muito orgulho o início da caminhada do centroavante no time profissional alviverde.

A mãe do jogador, Cláudia da Silva, 42 anos, não esconde a felicidade de ver, mesmo de longe, Evandro se destacar no time profissional coxa-branca. “É uma felicidade muito grande ver ele se destacando em um grande clube. Ele está há muito tempo lutando, desde os 12 anos fora de casa e agora tudo está dando certo. Estamos muito felizes”, disse a mãe do jogador em entrevista exclusiva ao Paraná Online.

Cláudia, que mora junto com o pai de Evandro e os três irmãos da nova revelação alviverde, comentou que consegue acompanhar Evandro, agora no Coritiba, mesmo de longe e admitiu o nervosismo quando acompanha os jogos pela televisão. “A ansiedade e o nervosismo são muito grande. Não gosto muito de assistir o jogo. Sempre acompanhamos em casa, ou na casa de amigos. Todos na cidade conhecem o Evandro e a torcida por ele é muito grande. Sempre após os jogos ele me liga, independente se o Coxa ganha ou não”, contou.

Evandro começou na escolinha de futsal do Borborema Atlético Clube quando aos sete anos de idade e, segundo a sua mãe, foi uma forma de ocupar o tempo do jogador, que por causa do trabalho dos seus pais, ficava sozinho no período da tarde com seus irmãos. “Eu trabalhava o dia inteiro e de tarde, para ocupar o tempo, coloquei ele para jogar futsal, mas nunca imaginei que ele seria jogador. Todos sempre comentavam que ele jogava e foi indo até que um dia, quando tinha 12 anos, um olheiro do São Paulo selecionou ele para fazer um teste no Morumbi”, acrescentou.

Apesar de estar resistente no começo, Cláudia foi com Evandro até o Morumbi e, no tricolor paulista, o jogador ficou até os 14 anos. Depois, a nova revelação do Verdão passou por Batatais, Figueirense e Presidente Prudente, quando, em 2013, foi observado por um olheiro do Coritiba na disputa do Campeonato Paulista Sub-16 e acabou desembarcando no Alto da Glória.

Lacuna! Leia mais do Coritiba na coluna do Massa!

A mãe do jogador não esconde a dificuldade que é ficar longe do seu filho, mas confia que Evandro tem um futuro brilhante pela frente. “Foi muito difícil. Tenho quatro filhos e sempre vejo a cama dele vazia. Ele faz muito falta, pois sempre é brincalhão em casa. A ida dele ao Coritiba nos deu mais confiança de que toda a luta dele valeu a pena. Ele sempre lutou muito por tudo isso que está acontecendo com ele”, ressaltou.

O técnico Ney Franco, responsável por lançar Evandro no time profissional, sempre elogiou a personalidade do jogador. Essa característica, segundo sua mãe, é a principal qualidade de Evandro. “Ele sempre teve essa personalidade. Foi decidido nas coisas que queria. Quando ele quer, ele vai a luta mesmo. Espero que seja apenas o começo e que concretize seus sonhos, que é de um dia jogar na Seleção Brasileira e também poder atuar na Europa”, concluiu Cláudia.

Primeiro técnico elogia dedicação

Empenhado e dedicado dentro de campo e brincalhão fora das quatro linhas. É assim que o primeiro técnico do atacante Evandro, Osmar José Ferreira, que treinou o jogador dos 7 aos 12 anos de idade no Borborema Atlético Clube, define a nova revelação coxa-branca. Ferreira, que ainda trabalha nas categorias de base do BAC,, comentou que o camisa 17 do Verdão, desde pequeno, já mostrava suas qualidades e que não perdeu sua humildade que, segundo ele, fará com que ele se afirme como um dos grandes jogadores do futebol brasileiro.

“O Evandro, com sete anos, possuía a mesma vontade que ele mostra agora. Sempre foi humildade e desde o começo nós, do clube, sempre acreditamos nele, no potencial dele. Hoje é motivo de orgulho para nós e sabemos que ele não parar por aí. Ele tem muito ainda para mostrar e para nós, ver onde ele está, é muito gratificante”, frisou Ferreira.

Ferreira, até aonde onde conseguiu acompanhar Evandro nas categorias de base no interior de São Paulo, frisou que o jogador sempre se mostrou oportunista e com estrela, conseguindo marcar gols importantes por onde passou. “Ele sempre foi assim. Ele tem estrela mesmo, sempre fez gols importantes e foi muito oportunista. Ele decidiu muitos campeonatos para nós e essa estrela que ele está mostrando agora, no Coritiba, ele teve sempre desde pequeno. Quando tudo estava acabado, ele vai e resolve o problema”, acrescentou.

Fora de campo, o primeiro treinador de Evandro confirmou que o jogador sempre se destacou pelas brincadeiras e pela dedicação impar para treinar e para defender o BAC. “Ele nunca está quieto e sempre está fazendo brincadeiras. Ele era fominha para treinar. Quando não tinha gente para treinar, ele ficava sozinho batendo bola. É assim até hoje e ele tem um futuro brilhante pela frente”, concluiu Ferreira.

Proteção

Decisivo nos últimos três jogos do Coritiba contra Ponte Preta, pela Copa do Brasil, e diante de Goiás e Corinthians, no Campeonato Brasileiro, o atacante Evandro está longe dos holofotes e dos microfones. O Coritiba preferiu por proteger o jogador e, sobretudo, diante da má fase do time coxa-branca no Brasileirão, não jogar a responsabilidade em cima da nova revelação alviverde.

Apesar dos gols marcados, que foram decisivos para a classificação do Coritiba na Copa do Brasil e para evitar as derrotas para Corinthians e Goiás, Evandro ainda não foi chamado para participar de nenhuma entrevista coletiva, diferentemente do que ocorreu com o lateral-direito Rodrigo Ramos e com o zagueiro Juninho, que mesmo ainda mais jovens, concederam entrevista à imprensa.

Há uma proteção especial do clube com Evandro, que deve renovar seu contrato com o Coritiba por três temporadas. O jogador, que ainda mora em um dos alojamentos do Couto Pereira, juntamente com outros atletas das categorias de base, teve apenas um vídeo divulgado pelo clube mostrando a sua rotina após um jogo realizado no Couto Pereira.

Paraná Online no Facebook