Pedrada

Coritiba enfrenta o Grêmio nas oitavas da Copa do Brasil

O Coritiba enfrentará o Grêmio nas oitavas da final da Copa do Brasil. O adversário foi definido na manhã desta terça-feira (4), em um sorteio na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os confrontos ocorrem nos dias 19 e 26 de agosto. No período da tarde, a entidade suprema do futebol brasileiro definiu que o primeiro jogo acontece no Couto Pereira e a partida seguinte será em Porto Alegre.

No pote B nesse primeiro sorteio, o Coxa já sabia desde o início que enfrentaria uma das equipes do pote A. Estavam nele, além do Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Atlético-MG, São Paulo, Internacional, Fluminense e Flamengo.

Confira os confrontos

Corinthians x Santos

Flamengo x Vasco

Cruzeiro x Palmeiras

Grêmio x Coritiba

São Paulo x Ceará

Atlético-MG x Figueirense

Fluminense x Paysandu

Internacional x Ituano

A CBF anunciou ainda duas novidades para essa Copa do Brasil. A primeira é que ocorrerá um novo sorteio na próxima fase para definir o chaveamento. A segunda é que o gol fora de casa não será critério de desempate na final da competição, como ocorre com a Libertadores da América.

Vice-campeão em 2011 e 2012, o Coxa chegou às oitavas após eliminar Villa Nova, Fortaleza e Ponte Preta.

Histórico

Grêmio e Coritiba já se enfrentaram duas vezes pela Copa do Brasil, por semifinais, e nas duas os gaúchos se deram melhor. Em 1991, depois de um empate em Curitiba em 1 a 1, o Grêmio venceu por 1 a 0 em Porto Alegre. Dez anos depois o tricolor gaúcho venceu por 3 a 1 em casa e por 1 a 0 dentro do Couto Pereira.

O último confronto de mata-mata entre as duas equipes ocorreu em 2012, pela Copa Sul-Americana. O Grêmio se classificou mesmo perdendo por 3 a 2 fora de casa, já que na primeira partida tinha vencido por 1 a 0.

Enquete

Se dependesse da escolha dos leitores que respondeu a enquete nessa última semana no blog Arquibancada Virtual, da Gazeta do Povo, o adversário do Coritiba seria diferente. Dos 433 leitores que votaram na pesquisa, 111 (26%) afirmaram que preferiam o Flamengo como adversário dessa fase.

Nessa ordem, os rivais preferidos dos alviverdes eram Cruzeiro (20%), Grêmio (16%), Atlético-MG (10%), Corinthians (10%), Fluminense (7%), Internacional (6%) e São Paulo (6%).

Paraná Online no Facebook