Pior da história

Coxa somou apenas 41,67% dos pontos jogando em casa

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o péssimo aproveitamento do Coritiba este ano se justifica pelo rendimento do time jogando no Couto Pereira. Com apenas dez pontos conquistados dos 24 disputados diante da torcida (41,67% no total), esta é a pior campanha do clube como mandante na história desde a criação do Campeonato Brasileiro, em 1971.

A irregularidade supera, no momento, os 42,86% de aproveitamento somados na edição de 1977, quando em sete jogos somou três vitórias e quatro derrotas. Vale lembrar que até 1994, as vitórias valiam dois pontos, passando a valer três a partir do ano seguinte. Tanto que se a vitória sempre valesse três pontos, o pior aproveitamento seria em 1986, quando conquistou apenas uma vitória em cinco partidas. Além destas duas temporadas, em 2000 também o Coxa teve um rendimento abaixo dos 50% dentro de casa, com 48,48%.

Desde que voltou à Série A do Campeonato Brasileiro pela última vez, em 2011, o Coritiba vinha sofrendo com o péssimo desempenho fora de casa. Porém, em 2011 mesmo brigou por Libertadores até a última rodada e nas últimas três temporadas se livrou do rebaixamento justamente pela ótima campanha que fez no Couto Pereira. Algo que não vem se repetindo em 2015 e que justifica a última colocação na tabela.

Como comparativo, em 2003, ano em que chegou à Libertadores, em 23 jogos foram 14 vitórias e apenas quatro derrotas. Já em 2011, em 19 partidas, o time venceu 13 vezes e perdeu apenas duas, conquistando 75,44% dos pontos disputados, o melhor aproveitamento em casa na era dos pontos corridos. Para igualar esta campanha este ano, o Alviverde teria que vencer todos os onze jogos que restam.

Pontos perdidos contra rivais diretos

O grande erro até aqui foi desperdiçar pontos preciosos no Couto Pereira contra adversários diretos contra a degola. Foram nada menos
que nove pontos perdidos diante de equipes da metade para baixo da classificação: três para o Avaí (derrota por 2×1) e dois para Ponte Preta (empate em 0x0), Joinville (empate em 0x0) e Goiás (empate em 1×1).

Se tivesse o seu desempenho normal como mandante este ano, a possibilidade de o Coritiba somar 12 pontos nestes quatro confrontos seria considerável. Assim, o time teria 21 pontos e ocuparia o 10º lugar, com sete pontos de vantagem para o Avaí, que abriria a zona de rebaixamento com 14 pontos.

Sem compromisso! Leia mais do Coxa na coluna co Massa!

No momento, o Coxa tem a sexta pior campanha como mandante, ficando à frente apenas de Avaí (9 pontos), Goiás (8), Joinvile (8), Flamengo (8) e Vasco (8), sendo que os goianos jogaram uma vez a menos em casa. Porém, todos eles pontuaram muito mais como visitante, onde o Alviverde sequer conseguiu vencer ainda, tendo apenas dois pontos conquistados em 24 disputados, tendo o pior aproveitamento fora de casa.

Clique na imagem para ver em tamanho maior!