Polonesa supera os 80m e quebra recorde mundial do lançamento de martelo

A polonesa Anita Wlodarczyk superou, neste sábado, o seu próprio recorde mundial do lançamento do martelo ao atingir a marca de 81,08 metros durante o Kamila Skolimowska Memorial Throws Festival, em Cetniewo, no seu próprio país.

Wlodarczyk, de 29 anos, tornou-se a primeira mulher a conseguir arremessar o martelo além dos 80 metros, superando a sua marca anterior em 1,5 metros – o recorde era de 79,58m, tendo sido estabelecido no ano passado durante competição em Berlim.

Esta foi a quarta vez que a polonesa quebrou o recorde mundial do lançamento de martelo. “Eu finalmente realizei o meu sonho,” disse Wlodarczyk. “Eu fiz história ao me tornar a primeira mulher no mundo a lançar o martelo mais longe do que 80 metros”.

Depois de quebrar o recorde mundial na segunda tentativa na competição – ela cometeu uma infração na primeira -, Wlodarczyk completou uma série consistente com arremessos de 79,07m, 78,53m, 76,61m e 77,83m para vencer a competição. A francesa Alexandra Tavernier terminou em segundo lugar com 73,33 metros.

Wlodarczyk ganhou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo de 2009. Depois, a polonesa levou a prata na Olimpíada de Londres, em 2012, e no Mundial de 2013.

Voltar ao topo