Gralha sem limites!

Campanha do Tricolor nas redes sociais faz sucesso! Gralha fez até mandinga

Textos em primeira pessoa, pedido de desculpas, charges com personagens do clube e a utilização da Gralha Azul como sua principal aliada. É assim que o departamento de marketing do Paraná Clube está conseguindo, desde o início deste mês, resgatar o orgulho do torcedor. Aliado também a promoção de ingressos imposta pela diretoria, a média de público do Paraná, que antes do jogo contra o Vitória era de 2.531 pessoas, nas duas últimas partidas (contra o time baiano e o Náutico) passou a ser de 8.149, ou seja, mais que o triplo do habitual nos jogos realizados na Vila Capanema.

O sucesso desse novo jeito de utilizar as redes sociais começou em um período turbulento. Depois de perder para o Oeste, o clube, em primeira pessoa, soltou um pronunciamento pedindo desculpas e confirmando a promoção de ingressos para o duelo contra o Vitória. Na ocasião, os bilhetes custaram R$ 20 e o torcedor com a camisa pagou metade do preço. A estratégia deu certo e mais de 8 mil torcedores viram a derrota para o rubro-negro baiano.

A partir dali, as novidades nas contas do Paraná nas redes sociais não pararam. O clube utilizou a imagem do boxeador Rocky Balboa depois de golear o ABC, fora de casa e passou a postar charges com figuras do time e começou a usar a Gralha Azul, mascote da equipe, nas suas postagens. No dia do jogo contra o Macaé, foi postada uma foto do atacante Henrique com a frase: “Terça-feira, seja tão rápida quanto o Henrique”.

Teve até mandinga

Há uma lenda de que há um sapo enterrado no gol dos fundos da Vila Capanema. Pensando nisso, a Gralha nos mandou esse vídeo, onde ela desfaz toda e qualquer magia contrária empregada neste solo sagrado. Segundo ela, terça-feira, 19h30, a coisa já estará valendo. Chega de zica!!!#vemPRavila #euvistoacamisa #chegadezica #tudopelavitoria

Posted by Paraná Clube on Monday, July 27, 2015

Antes do jogo contra o Náutico, o clube mudou a estratégia e pediu a contribuição do torcedor que, mesmo com a camisa, comprasse o ingresso inteiro (R$ 20) para ajudar o clube. Segunda-feira, foi postado um vídeo da Gralha Azul “desenterrando o sapo” dos gols do fundo da Vila Capanema e acendendo velas tricolores para melhorar o desempenho do Tricolor dentro de casa. A ‘mandinga’ deu certo, o Paraná venceu o Náutico, mas os dois gols da vitória paranista foram marcados no gol de entrada do estádio.

Números

O Paraná Clube conseguiu, nos dois últimos jogos em casa, colocar mais pessoas do que nos seus seis primeiros duelos como mandante na competição estadual. Enquanto 15.189 pagantes acompanharam as partidas contra Ceará, Boa Esporte, Botafogo, Luverdense, Mogi Mirim e Criciúma, contra o rubro-negro e o Timbu, 16.298 pessoas comparecem ao Durival Britto.

Silêncio

Apesar do sucesso dessa nova linguagem utilizada pelo Paraná Clube, o departamento de marketing do Tricolor (que conta com o apoio de paranistas que também cuidam das redes sociais da Prefeitura de Curitiba) está fechado em copas. Procurado pela reportagem, o gerente de marketing do Paraná, Rafael Tempo, não quis comentar sobre o assunto.