Tribunal nega recurso e confirma rebaixamento do Elche na Espanha

De nada adiantou os protestos do Elche contra a decisão da Justiça da Espanha de rebaixá-lo à segunda divisão do país por conta de suas dívidas. Nesta segunda-feira, o Tribunal Arbitral Desportivo local negou as apelações do clube e confirmou o rebaixamento na próxima temporada.

Em campo, o Elche terminou o último Campeonato Espanhol na 13.ª colocação, campanha suficiente para garanti-lo na elite na próxima temporada. Só que a decisão da Justiça mudou o destino do clube. Melhor para o Eibar, que havia caído ao ficar na antepenúltima posição, mas herdou a vaga do rival.

A queda do Elche foi anunciada no dia 5 de junho pela Liga de Futebol Profissional do país (LFP), que revelou que o clube passou o segundo ano consecutivo sem pagar seus impostos. A reincidência foi fundamental para que a punição fosse aplicada, segundo revelou a própria entidade.

“O juiz tomou a decisão pela manutenção de dívidas por parte da dita entidade com a Agência Estatal da Administração Tributária (AEAT)”, explicou a LFP na época. A entidade ainda puniu o Elche com uma multa de 180 mil euros e alertou que a dívida contraída com o não pagamento dos impostos continua pendente.

Voltar ao topo