Após assembleia, NBB voltará a ter final em formato melhor de 5

O NBB voltará a ter sua final disputada no formato melhor de cinco jogos na próxima temporada. A decisão foi tomada durante assembleia de Liga Nacional de Basquete (LNB), que controla o principal campeonato nacional da modalidade, nesta terça-feira, em sua sede na cidade de São Paulo.

O encontro contou com representantes das equipes filiadas à LNB, que votaram e, por maioria, decidiram retomar o formato adotado nas três primeiras edições do NBB. De lá para cá, as finais da competição vinham sendo disputadas em apenas um jogo ou em melhor de três, por conta do pedido da tevê aberta.

“Chegou a hora de voltarmos à final em cinco jogos. Foi muito importante a experiência que tivemos nas últimas quatro edições, com jogos na tevê aberta. O NBB ganhou extrema visibilidade e isso ajudou no processo de consolidação da competição. Hoje, temos um campeonato forte e, assim como as principais competições mundiais, será emocionante voltar a decidir o título numa série de cinco partidas”, comentou o presidente da LNB, Cássio Roque.

Para a temporada que vem, o formato geral dos playoffs também foi alterado, com as partidas das séries melhor de cinco realizadas no modelo 1-2-1-1, sendo os jogos 2, 3 e 5 acontecendo na casa da equipe de melhor campanha. Anteriormente, o formato utilizado era o 2-2-1.

Ainda nesta terça foi confirmada a exclusão do Palmeiras, que pediu o afastamento da competição por problemas financeiros. Melhor para o Liga Sorocabana, que havia caído para a Liga Ouro mas permaneceu no NBB com a saída do time paulista. O Caxias Basquete, campeão da Liga Ouro do ano passado, é a novidade da próxima temporada, que conta ainda com Basquete Cearense, Bauru, Brasília, Flamengo, Franca, Limeira, Macaé, Minas, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e Uberlândia.

Voltar ao topo