SOS Gringo

Atlético quer porque quer contratar um gringo. Veja a lista

Se ninguém tinha notado, a busca por um camisa 10 estrangeiro virou obsessão no Atlético. A necessidade é tanta que o presidente do clube, Mario Celso Petraglia, tem em mãos uma lista com mais de vinte nomes levantados pelo Departamento de Informação do Futebol (DIF) do Furacão. Todos estrangeiros, todos candidatos à camisa que foi de Nivaldo, Kelly, Kleberson, Jadson, Ferreira e Paulo Baier.

O gerente de futebol do clube, Paulo Carneiro, por sua vez, tem a responsabilidade de ir atrás de cada um dos jogadores para tratar de um possível acerto. A principal prioridade da relação é Daniel Hernández, meia de colombiano de 24 anos, que defende o Once Caldas, da Colômbia. O presidente do Atlético explica por que tem buscado opções para a posição no mercado sul-americano.

“Porque nós precisamos e o Brasil não tem. Todos os clubes estão atrás. E os que têm e que jogam um pouco valem dois dígitos de euros. Então temos de tentar buscar em algum mercado que não cobre tão caro. Mas está difícil”, argumentou o mandatário.

Apesar de admitir a necessidade da chegada do camisa 10, Petraglia evita traçar um prazo para que a contratação seja concretizada. “Na hora em que encontrarmos, se encontrarmos, vamos trazer”, explica.

Além do colombiano Hernández, está na relação de possíveis meio-campistas o também colombiano Sherman Cárdenas, 25 anos, que está sem espaço no Atlético-MG. Assim como o argentino naturalizado colombiano Omar Pérez, de 34 anos, destaque do Independiente Santa Fé na disputa da Libertadores deste ano.

Japoneses de olho

Bem que Ederson queria reestrear no Atlético quinta-feira, substituindo Walter contra o Corinthians. Mas a tendência é que o artilheiro do Brasileirão de 2013 vá embora do Furacão sem entrar em campo. A negociação com o Kashiwa Reysol, do Japão, está avançada, e pode ser concluída ainda hoje.

O time japonês é o mais próximo de contratar Ederson. Mas o atacante tem mercado. Depois de retornar do Al-Wasl, dos Emirados Árabes, ele foi sondado por diversos clubes. “Até o fim da janela internacional (31 de agosto) todas as probabilidades estão abertas. Este é um período em que existem muitas sondagens do exterior. Se surgir algo que seja bom para o clube e o jogador, pode haver negócio”, explica o empresário do jogador, Marcos Casseb.

Sobre o Kashiwa, o empresário despista. “Não tem nada certo com o Japão, só vou falar quando existir algo de concreto”, diz.

Pronto

Mas se o assunto é entrar em campo, o representante é mais direto. “O Ederson está pronto para entrar e jogar este jogo”, crava o agente. “Ele está treinando há quase três semanas com o grupo, já está preparado. Pode sentir falta de ritmo de jogo, o que é normal. Mas para adquirir ritmo de jogo só jogando. Tem de começar”, afirma Casseb. Outra opção para a vaga do suspenso Walter é Cléo.

O Homem, a volta! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!