Tênis

Federer derruba mais um sacador em Wimbledon

Em mais um duelo contra rival de saque potente na rápida grama inglesa, Roger Federer perdeu seu primeiro set em Wimbledon, neste sábado (04), mas não chegou a levar um susto do australiano Samuel Groth, atual 69º do ranking.

O número dois do mundo venceu em quatro sets, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5/7) e 6/2, e avançou às oitavas de final. Apesar do set perdido, Federer não teve seu saque ameaçado ao longo das 2h16min da partida.

Ele dominou o confronto desde o início a partir do bom aproveitamento no saque – acertou 17 aces e 90% dos pontos quando jogo com o primeiro serviço – e das raras falhas. Federer registrou apenas oito erros não forçados nos quatro sets da partida.

O favorito só encontrou dificuldade diante do poderoso saque do rival. Groth acertou 21 aces e registrou o segundo saque mais rápido da história do torneio inglês. Mesmo assim, Federer obteve quatro quebras de serviço. Só não quebrou no terceiro set, quando foi batido pelo adversário no tie-break.

Nas oitavas de final, o vice-líder do ranking vai enfrentar o espanhol Roberto Bautista Agut, que avançou co uma vitória tranquila sobre o georgiano Nikoloz Basilashvili por 7/6 (7/4), 6/0 e 6/1.

Assim como aconteceu no jogo anterior, contra o norte-americano Sam Querrey, Federer teve dificuldade para conter o saque do rival no início da partida deste sábado.

Groth acumulou aces – foram 10 somente no set inicial – e cedeu apenas três break points. O suíço derrubou a resistência do australiano e faturou a primeira quebra de saque do jogo no quinto game. Sem dificuldades, Federer encaminhou a vitória na parcial.

Durante este set inicial, Groth cravou o segundo saque mais rápido da história do torneio, ao atingir a velocidade de 236 km/h. Federer chegou a tocar a bola com sua raquete, mas não conseguiu devolver.

O recorde ainda pertence ao norte-americano Taylor Dent, que cravou 238 km/h na edição de 2010 do Grand Slam britânico. O segundo set foi mais tranquilo para o número dois do mundo. Federer se impôs no saque do adversário logo no primeiro game e sustentou a vantagem até o fim do set.

Na sequência, a terceira parcial foi a mais equilibrada da partida. Nenhum deles conseguiu ameaçar o saque do outro. Resistindo às investidas do suíço com seu poderoso saque, Groth se saiu melhor no tie-break, contando com um vacilo do rival.

Federer cometeu dupla falta em momento crucial da disputa e cedeu dois set points. Salvou o primeiro, mas o australiano não desperdiçou a segunda chance, reduzindo a vantagem do favorito no placar geral.

O susto foi superado com tranquilidade no início quarto set. Mesmo caindo de rendimento, em comparação às parciais anteriores, Federer não demorou para quebrar o saque do australiano, logo no segundo game. Aproveitando as oscilações do rival, o suíço fechou o set e o jogo com nova quebra.

Também neste sábado, Marin Cilic derrubou o sacador John Isner ao vencer em cinco sets, pelo placar de 7/6 (7/4), 6/7 (6/8), 6/4, 6/7 (4/7) e 12/10. A partida teve início na sexta, mas foi interrompida pela falta de luz natural.

Na retomada, porém, a torcida ficou frustrada com a disputa de apenas dois games, em apenas 15 minutos. Os ingleses esperavam que Isner repetisse o que fez no histórico duelo contra o francês Nicolas Mahut, em 2010.

Naquele duelo, também disputado em Wimbledon, os dois protagonizaram a partida mais longa da história do tênis, totalizando 11h05min de disputa, entre 980 pontos e 216 aces. Desta vez, Cilic fechou o jogo após 4h31min.

O atual campeão do US Open enfrentará nas oitavas outro norte-americano, Denis Kudla. Mais cedo, o alemão Dustin Brown esteve aquém da grande atuação contra Rafael Nadal e acabou sendo eliminado pelo sérvio Viktor Troicki.

O algoz do bicampeão de Wimbledon foi superado em quatro sets, pelo placar de 6/4, 7/6 (7/3), 4/6 e 6/3. Troicki vai encarar nas oitavas o vencedor do confronto entre o britânico James Ward e o canadense Vasek Pospisil.