Freguês pela frente

Atlético nunca perdeu pro São Paulo desde que Arena foi construída

Desde que a Arena da Baixada foi construída, em 1999, o São Paulo é um dos maiores fregueses do Atlético em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Se depender do retrospecto do Furacão nas partidas contra o tricolor paulista realizadas no Joaquim Américo, o time atleticano tem tudo para voltar a brigar pela liderança do Brasileirão. Nas treze partidas disputadas pela elite do futebol nacional contra os são-paulinos, o Furacão venceu nove e empatou outras quatro vezes, totalizando aproveitamento de 79%.

Além do alto rendimento contra o São Paulo nos duelos realizados na Arena da Baixada pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético leva vantagem também no saldo de gols. Foram 24 gols do Rubro-Negro contra apenas 12 do time paulista. Das treze partidas, somente uma vez, no Brasileirão de 2006, o Furacão não marcou gols, no empate em 0x0.

No Campeonato Brasileiro de 1999, mesmo ano que a Arena da Baixada foi inaugurada, o São Paulo já pôde sentir a força que o estádio dá para o time atleticano. A goleada por 4×1 comandada por Lucas, Adriano, Kelly e companhia marcou também a maior goleada do Rubro-Negro contra o tricolor paulista em duelos realizados no Joaquim Américo pelo Campeonato Brasileiro.

Retrospecto

O Furacão não perde pro São Paulo como mandante há 21 jogos. A última derrota foi em 1982 (3×1). De lá pra cá, foram 21 jogos, com onze vitórias e dez empates.

Reencontro na Arena

O time paulista não saiu derrotado da Arena da Baixada somente em quatro oportunidades. Os empates entre os dois no Joaquim Américo aconteceram somente nas edições de 2002, 2006, 2008 e 2010 do Campeonato Brasileiro. A última vez que os dois times se enfrentaram no Caldeirão foi em 2011. Mesmo com a queda do Furacão para a Série B naquele ano, o Rubro-Negro manteve a freguesia e venceu a partida por 1×0, com gol marcado por Guerrón.

Além de todos os ingredientes que sobram para Atlético e São Paulo protagonizarem um grande jogo, amanhã, os dois times, apesar de estarem brigando na parte de cima da classificação, vão entrar em campo pressionados. Enquanto o Furacão, que já foi líder do Brasileirão, vem de três jogos sem vencer, o tricolor paulista foi goleado por 4×0 para o Palmeiras e precisa da vitória para não se afastar da briga pela liderança.

Declínio! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!