Paraná Bowl VII

Coritiba Crocodiles é heptacampeão paranaense de Futebol Americano

O futebol americano agitou o final de semana em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. A última rodada da sétima edição do “Paraná Bowl VII”, nome dado ao Campeonato Paranaense de Futebol Americano, teve início às 10 horas da manhã na Arena Top Line, com a partida entre UFPR Brown Spiders e Foz Black Sharks, na disputa pelo terceiro lugar da competição.

A equipe de Foz do Iguaçu surpreendeu no começo do jogo, e chegou a abrir 22 pontos de vantagem na primeira etapa da partida. Após o intervalo, o time do Brown Spiders esboçou uma reação com um touchdown e a conversão de dois pontos, deixando o placar em 22 x 08. No entanto, os Black Sharks souberam administram a vantagem, e ficaram com o terceiro lugar da competição com mais um touchdown, fechando o placar em 29×08.

O segundo jogo, marcado para as 14 horas, era o confronto entre o Paraná HP, único time invicto no campeonato, e o Coritiba Crocodiles, que era até o início da partida, o atual hexa campeão do Paranaense.  O jogo começou com cerca de 30 minutos de atraso, devido à demora do helicóptero, que trazia a taça de campeão, em chegar ao local. Antes do início da final, foi respeitado um minuto de silêncio em memória do falecimento de um parente de um dos jogadores do HP.

PRIMEIRO QUARTO

A equipe do Paraná HP deu o kickoff, e o time do Coritiba Crocodiles começou a sua campanha. Logo com dois minutos de partida, o quarterback Rodrigo Toddy lançou uma interceptação, devolvendo a posse de bola ao time mandante. Mesmo com o erro do time adversário, o HP não soube aproveitar a oportunidade e não conseguiu pontuar. Novamente com a posse de bola, os Crocodiles foram ao ataque e após bela corrida do running back Lucas Mullet durante a campanha, eles chegaram a end zone com o também running back Bruno Santucci e com a conversão do extra point, abriram sete pontos de vantagem no placar. Ainda no primeiro quarto, quando o time do HP buscava o empate, o quarterback Maykon Rodrigues lançou uma interceptação em que o strong safety Henrique Rocha prontamente retornou para touchdown, e com a conversão do extra point, o Crocodiles encerrava o primeiro quarto com uma diferença de 14 pontos no placar.

SEGUNDO QUARTO

No segundo quarto da partida as coisas não foram diferentes, o time do HP parecia nervoso e pecava muito com diversas faltas, tanto no ataque como na defesa. Com a posse de bola, os Crocodiles souberam aproveitar os erros do adversário, e chegaram ao seu terceiro touchdown na partida com o running back Lucas Mullet. Com a conversão do extra point, os Crocodiles foram para o vestiário com uma vantagem de 21 pontos no placar.

TERCEIRO QUARTO

A missão era difícil, mas não impossível para os jogadores do Paraná HP. Após o intervalo o time acordou, e veio com tudo para cima dos Crocodiles em busca da virada. A empolgação era tanta, que o free safety Anderson Kvas foi expulso da partida por uso excessivo de força. Quem parecia distraído agora era o time dos Crocodiles, que sentiram a pressão do time mandante, cedendo muitas jardas com algumas faltas. E foi faltando 37 segundos para o final do terceiro quarto que o HP começou a reação, o wide receiver Juninho recebeu bom passe e chegou a end zone. No entanto, o kicker Lucas Copi errou o extra point, deixando o placar em 21 a 6 ao final do terceiro quarto.

ÚLTIMO QUARTO

No último quarto da partida, o Paraná HP continuou pressionando o Coritiba Crocodiles em busca do empate e aos sete minutos do último quarto, após uma primeira decida muito contestada pelo time mandante (que cobrava um false start, por parte dos Crocodiles, da arbitragem), o running back Lucas Mullet cometou um fumble e o HP recuperou a posse de bola, dando esperanças aos seus torcedores. Faltando um minuto para o final da partida, o quarterback americano Elijah Freeman do Paraná HP, que estava no banco na primeira etapa da partida, lançou um passe de um pouco mais de 30 jardas para a end zone, que t,eve a recepção do wide receiver Lucas Gulin. Na tentativa de conversão de dois pontos o ataque do HP parou na defesa dos Crocodiles, e o placar ficou em 21 a 12, acabando com qualquer pingo de esperança que restava nos torcedores e jogadores do Paraná HP. Com menos de um minuto para o fim da partida e com a posse de bola, restou aos Crocodiles ajoelhar na bola e aguardar o apito final.

Atletas do Coritiba Crocodiles soltam o grito de campeão pela sétima vez seguida.

PÓS JOGO

Após a partida, o wide receiver Clayton Junior do Paraná HP disse que o time demorou para entrar na partida. “Nós estávamos perdidos no primeiro e no segundo quarto, nós voltamos bem depois do intervalo, mas a vantagem deles (Crocodiles) já era muito grande e nós não conseguimos reverter”, ressaltou. Já o coordenador ofensivo Rodrigo Mattos acarretou a derrota aos erros da própria equipe. “Os Crocodiles são uma equipe que não da pra errar contra, nós entramos de salto alto da mesma maneira que eles entraram contra a gente na segunda rodada do campeonato. Hoje, nós entramos de salto alto e quem perdeu foi a gente”. Mattos ainda ressaltou a qualidade do time, e que o planejamento para o resto do ano continua. “É o sétimo título seguido deles, mas é o segundo ano que nós chegamos à final e batemos de frente com eles. Nós vamos continuar trabalhando, temos o torneio touchdown na sequência do ano e quem sabe ano que vem a gente não leva o paranaense”, concluiu o coordenador ofensivo.

Do outro lado, o wide receiver Adan Rodriguez comentou que nas últimas semanas, um livro de jogadas diferente do usado durante todo o campeonato foi testado na final. “A gente conseguiu criar algo novo nestas últimas duas semanas. Com muito estudo e muito treino nós conseguimos executar bem esse novo livro de jogadas, e conseguimos surpreender o nosso adversário”. Rodriguez ainda ressaltou que a derrota durante o campeonato serviu de pilar para o título deste ano. “A derrota pra eles (Paraná HP) no começo do campeonato serviu para a gente abrir o olho e perceber que nós não éramos imbatíveis. A gente perdeu quando podia perder. Felizmente conseguimos levantar a cabeça e nos sagrarmos campeões pela sétima vez seguida”, concluiu o wide receiver.

PRÓXIMAS PARTIDAS

O Paraná HP segue com seus treinamentos em preparação para o torneio touchdown. A estreia será no dia 26 de julho contra o Corinthians Steamrollers, às 14 horas, na Arena Top Line, em Campo Largo.

Já o Coritiba Crocodiles disputa a Super Liga Nacional em busca do terceiro título brasileiro. O jogo será disputado no dia primeiro de agosto em Goiânia, contra o Goiânia Rednecks, no campo da Telegoiás, ainda sem horário divulgado.