Confira o discurso de Blatter sobre sua saída da presidência da Fifa

O presidente Joseph Blatter colocou o seu cargo na Fifa à disposição e convocou novas eleições presidenciais em pronunciamento nesta terça-feira, em Zurique, na sede da entidade. Abatido, o suíço falou brevemente apenas em francês e não abriu espaço para perguntas dos jornalistas.

Confira, em tradução livre, o pronunciamento de Joseph Blatter:

“Tenho refletido profundamente sobre a minha presidência e sobre os 40 anos em que a minha vida tem sido ligada indissoluvelmente à Fifa e ao grande esporte do futebol. Amo a Fifa mais do que qualquer coisa e quero fazer apenas o que é melhor para a Fifa e para o futebol. Eu me senti obrigado a me apresentar à reeleição, porque acreditava que este era a melhor coisa para a organização. A eleição acabou, mas os desafios que enfrenta a Fifa não. A Fifa precisa de uma profunda reestruturação.

Vou continuar a exercer as minhas funções como presidente da Fifa até essa eleição.

O próximo Congresso da Fifa será no dia 13 de maio de 2016 na Cidade do México. Isso criaria um atraso desnecessário e vou exortar o Comitê Executivo para organizar um Congresso Extraordinário para a eleição do meu sucessor na primeira oportunidade.

Isto terá de ser feito em conformidade com os estatutos da Fifa e temos de dar tempo suficiente para que os melhores candidatos apresentar e fazer campanha. Como não serei candidato, e estou, portanto, livre dos constrangimentos que as eleições inevitavelmente vão se impor, poderei me concentrar na condução de reformas fundamentais que transcendem os nossos esforços anteriores.

Durante anos, temos nos esforçado para colocar em prática as reformas administrativas, mas é claro para mim que devem continuar, mas agora não foram suficientes. O Comitê Executivo inclui representantes de confederações, sobre os quais não temos controle, mas cujas considerações se considera responsabilidade da Fifa. Precisamos de uma mudança estrutural profunda. O tamanho do Comitê Executivo deve ser reduzido e os seus membros devem ser eleitos pelo Congresso da Fifa. As verificações de integridade para todos os membros do Comitê Executivo devem ser organizada de forma centralizada através da Fifa e não através das confederações.

Debemos imponer límites a los mandatos no solo del presidente sino de todos

los miembros del Comité Ejecutivo. He luchado por estos cambios y, como todos

saben, mis esfuerzos han sido bloqueados. Esta vez lo lograré. No puedo

hacerlo solo. He pedido a Domenico Sala que supervise la introducción y

aplicación de éstas y otras medidas. El señor Scala es el presidente

independiente de nuestro Comité de Auditoría y Contralor elegido por el

Congreso de FIFA. Es también el presidente del Comité Electoral ad hoc, y como

tal supervisará la elección de mi sucesor. El señor Scala goza de la confianza

de un gran número de interesados dentro y fuera de la FIFA y posee los

conocimientos y la experiencia necesarios para ayudar a emprender estas

grandes reformas.

Nós precisamos impor limites aos mandatos não só para o presidente, mas para todos os membros do Comitê Executivo. Eu lutei para que essas alterações fossem feitas antes e, como todos sabem, os meus esforços foram bloqueados. Desta vez, vou ter sucesso. Eu não posso fazer isso sozinho. Eu pedi a Domenico Scala para supervisionar a introdução e implementação destas e de outras medidas. Senhor Scala é o Presidente independente do nosso Comitê de Auditoria eleito pelo Congresso da Fifa. É também o presidente do Comitê Eleitoral e, como tal, irá supervisionar a eleição do meu sucessor. O senhor Scala goza da confiança de uma ampla gama de interessados dentro e fora da Fifa e tem os conhecimentos e experiência necessários para ajudar a realizar essas grandes reformas.

É por causa da minha profunda atenção para a Fifa e para os seus interesses que tomei esta decisão. Gostaria de agradecer aqueles que sempre me apoiaram de uma forma construtiva e leal como presidente da Fifa e que têm feito muito para o jogo que todos nós amamos. O que importa para mim mais do que qualquer coisa é que, quando tudo isso acabar, o futebol será o vencedor.”

Voltar ao topo