Virou obrigação!

Paraná Clube precisa vencer o Botafogo hoje, na Vila

Fosse o Botafogo ou fosse qualquer outro time da Série B, o Paraná entraria em campo da mesma forma – obrigado a vencer. Após quatro pontos em quatro jogos nas primeiras rodadas, o Tricolor precisa passar pelo Fogão, às 21h50, na Vila Capanema, para se aproximar dos líderes da Segundona. Para isso, o técnico Nedo Xavier retoma a formação com dois atacantes e confia no faro de gol de Fernando Viana para garantir os três pontos.

O atacante é a novidade do time – suspenso, Viana não encarou o Bahia na última sexta-feira. Com isso, Marcos Paraná sai da equipe e o camisa 9 reedita a parceria com Henrique, que funcionou contra o Boa Esporte. Assim, Nedo praticamente repete o time da terceira rodada, apenas com a entrada de Netinho na vaga de Danilo Baia.

Para o treinador, não há pressão. “Pressionado, não, mas também você não pode aceitar resultados que não sejam bons, e ao mesmo tempo tem que ter tranquilidade. É uma equipe em formação, com 20 e poucos dias de trabalho, jogadores chegando, contra equipes que estão há quatro ou cinco meses jogando juntos”, afirmou.

Só que Nedo não quer saber dos erros dos últimos jogos. “Está na hora de superar isso e voltar a vencer logo”. E se possível hoje. “Vencer em casa é obrigação”, finalizou o treinador paranista.

Horário não ajuda muito

A partida de hoje na Série B é um sinal de que o Tricolor não deu sorte na formulação da tabela. O confronto com o Botafogo, principal atração do campeonato desse ano, caiu em uma terça-feira à noite – mais exatamente às 21h50. Um jogo que, pelo retrospecto dos anos anteriores contra o grupo dos 12 maiores do País, renderia um público e renda ainda maior se fosse em um sábado à tarde.

Desde que caiu para a Série B, em 2007, o Tricolor já enfrentou quatro adversários entre os principais clubes do País. Com a exceção do ano passado, contra o Vasco, quando o público pagante foi de 3.697, nos outros confrontos a partida teve um público muito superior à média tricolor.
Em 2013, contra o Palmeiras, 11.874 pessoas pagaram para assistir à partida na Vila Capanema. Em 2009, novamente o adversário foi o Vasco e 8.289 pagantes estiveram no estádio.

Mas o melhor exemplo de como um jogo contra uma equipe dessas atrai público ocorreu em 2008, contra o Corinthians, com 15.063 pessoas na Vila.

Fiasco

Os resultados, por outro lado, não são nada animadores, com apenas uma vitória por 3×1 sobre o Vasco em 2009. Em 2014, contra a mesma equipe, e em 2013, diante do Palmeiras, dois empates em 1×1. Já contra o Corinthians, o Tricolor amargou uma derrota por 2×0. Nos jogos na casa do adversário contra esses mesmos times, quatro resultados negativos, sendo três 2×1 e um 1×0. Dessa vez o desafio será premiar quem for ao estádio nesse horário esdrúxulo. (Robson Martins)

Vem mais reforços

A sequência de três jogos sem vencer na Série B mudou o planejamento do Paraná e recolocou o clube novamente no mercado antes do esperado por diretoria e comissão técnica.

Se antes a ideia do treinador Nedo Xavier era parar nos atuais 16 reforços, aguardar a 10ª rodada e aí sim verificar a necessidade de contratações pontuais, os quatro pontos conquistados nas primeiras quatro rodadas acenderam o alerta vermelho na Vila Capanema.

“Não vamos citar posições, mas a gente vai trazer mais dois ou três jogadores. Um deles já está praticamente certo e deve acertar até amanhã (hoje). Então são jogadores que vêm para qualificar ainda mais”, explica Nedo, que cobra melhora do time em diversas posições. “Temos dois ou três setores que a,inda precisamos encaixar, melhorar bastante, para fortalecer a equipe”, cobra.

“Estão chegando jogadores, alguns ainda no departamento médico, outros se recuperando fisicamente. Agora temos a projeção de que até a 8.ª rodada estaremos com todos à disposição. Aí você tem o grupo praticamente fechado e pode formatar, ter diversas opções e partir com tudo”, projeta o comandante. O técnico aproveitou para comentar o retorno do lateral-direito Chiquinho, que tem contrato com o Tricolor até o final do ano e estava emprestado para a Cabofriense. “Vamos aguardar. Quem vai dizer se ele pode jogar é ele mesmo, é o desempenho dele. Se for bom podemos usar”, diz.