Processo

Rússia diz não ter ‘nada a esconder’ sobre sua escolha para sediar Copa de 2018

Depois da abertura na Suíça de processo penal contra pessoas suspeitas de terem cometido crimes no processo de escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022, o ministro dos esportes da Rússia, que sediará a próxima edição do torneio, garantiu que não está preocupado com a situação. “Nós não temos nada a esconder”, disse Vitaly Mutko.

Mutko, que também é membro do Comitê Executivo da Fifa e está em Zurique para o Congresso da Fifa e a eleição presidencial da entidade, fez parte da vitoriosa campanha russa e disse que seu país congratula-se com a investigação. “Estamos preparados para mostrar tudo”, disse Mutko à agência de notícias Associated Press. “Nós sempre agimos dentro da lei. Nós não temos nada a esconder”.

As autoridades suíças disseram que estão investigando a escolha da Rússia e do Catar como sedes das Copas de 2018 e de 2022, respectivamente. Nos Estados Unidos, em outra investigação, 14 pessoas foram indiciadas por acusações de corrupção e sete deles foram presos em Zurique.

Mutko disse que as investigações não vão atrapalhar os preparativos da Rússia para o torneio de 2018. “Como isto pode ser obstruído? Temos um contrato com a Fifa e nós estamos começando a ficar prontos para fazer o sorteio (das Eliminatórias da Copa)”, disse. “Nós operamos dentro das regras que existiam naquela época”.

Alexei Sorokin, que chefiou comitê de candidatura da Rússia e agora comanda o Comitê Organizador da Copa de 2018, também disse que não houve qualquer irregularidade. “Afirmamos isso muitas vezes durante a investigação da Fifa e antes da investigação”, disse Sorokin. “Os preparativos para sediar a Copa do Mundo continuam e estão indo conforme o planejado”, completou.

Voltar ao topo