Desgaste físico

Ciência ajuda na definição do Coxa contra a Macaca

A sequência de jogos na temporada está fazendo o técnico Marquinhos Santos poupar atletas para evitar contusões. No duelo contra a Ponte Preta hoje, no Couto Pereira, o comandante vai poupar dois atletas.

Welinton e Helder ficam de fora do duelo por determinação do departamento médico. Luccas Claro e Carlinhos ainda não têm condições de jogo. E Alan Santos, que seria o substituto do volante poupado, sentiu no treino e sequer foi relacionado.

A decisão disso é fruto do controle que fisiologistas e preparadores físicos fazem com cada jogador coxa-branca. “Este controle dos jogadores é feito até 48 horas após as partidas, com o CK, que são parâmetros que indicam desgaste”, afirmou Glydiston Ananias.

A Creatina Quinase (CK) é uma enzima intracelular, ou seja, está localizada no interior da fibra muscular. Quando se realiza exercícios físicos pode causar micro-lesões pelo excesso de força nas fibras musculares. Entretanto, existem variáveis relacionadas a utilização desta enzima como marcador de treinamento.

O tratamento se baseia em coleta de sangue antes do início da temporada para poder comparar com o resultado deste exame após o jogo – variando para cada atleta. Mesmo com a mesma rotina de treinos, partidas e alimentação, existem consideráveis diferenças para cada caso. No geral, a CK tem valores máximos entre 48 e 72 horas após a realização de exercícios intensos, demorando sete dias em média para ter um parecer definitivo de cada caso.

Objetivo: não tomar gols

Em torneio mata-mata, como a Copa do Brasil, o time da casa tem que evitar ao máximo levar gol – tanto na partida de ida quanto da volta. Mandante, o Coritiba sabe que precisa evitar que a Ponte balance as redes. As fases anteriores nesta competição mostram isso. No primeiro jogo, em Nova Lima, o Verdão fez três gols longe de casa e garantiu a classificação antecipada, sem a necessidade do duelo de volta. Já contra o Fortaleza, o Coxa marcou um no Castelão na derrota por 2×1 e veio com um resultado interessante para Curitiba.

Mesmo com o adversário vindo com time alternativo, justificando que prioriza o Brasileirão, Leandro Silva acredita em um duelo complicado nesta noite, no Couto Pereira. O defensor, que já estreou com a camisa coxa-branca, faz seu primeiro jogo como titular.

“Não podemos levar gol em casa, que é um fator que conta muito na Copa do Brasil. Temos que tomar cuidado com a Ponte. Eles têm um ataque muito bom, e temos que aproveitar as nossas chances”, comentou.

Sinistro! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Augusto Mafuz faz comentário sobre o Coxa em sua coluna! Já viu?