Scott Dixon garante a pole das 500 Milhas; brasileiros largam em quarto e quinto

A pole position da 99ª edição das 500 Milhas de Indianápolis finalmente foi definida. Depois de o treino classificatório ser adiado por duas vezes, primeiro no sábado por conta da chuva e depois neste domingo pela manhã pela forte batida de Ed Carpenter, os 34 pilotos voltaram à pista no final da tarde para ver quem seria o mais rápido.

O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, garantiu a pole, como único piloto a andar na casa das 227 milhas por hora. O australiano Will Power, da Penske, sairá na segunda colocação e o francês Simon Pagenaud, também da Penske, ficou com o terceiro melhor tempo.

Os brasileiros tiveram um bom desempenho e largarão com boas chances de vencer a prova mais tradicional da Fórmula Indy. Tony Kanaan, da Ganassi, sairá na quarta posição, com Helio Castroneves, da Penske, logo atrás. O primeiro vai em busca do segundo troféu nas 500 Milhas. Já Helinho pode conquistar o tetra e se igualar aos maiores vencedores A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears.

Diferentemente do que estava programado, o treino classificatório foi definido em apenas uma fase. De início, cada piloto daria quatro voltas e os nove mais rápidos voltariam para a pista para ver quem ficaria com a pole.

Mas quando o carro de Ed Carpenter levantou voo e bateu forte contra o muro, a direção de prova exigiu que houvesse uma mudança na aerodinâmica de todas as equipes – durante a semana, Helio Castroneves e Josef Newgarden também literalmente voaram na pista. Com isso, houve um treino livre improvisado para que as equipes acertassem o carro e o treino classificatório foi encurtado.

O sexto mais rápido foi o Justin Wilson, da Andretti, seguido pelo francês Sébastien Bordais, da KV. O norte-americano Marco Andretti, da Andretti, sairá em oitavo lugar, e seus dois compatriotas da CFH, Josef Newgarden e J.R. Hildebrand largarão, respectivamente, em nono e décimo lugares. Líder do campeonato, o colombiano Juan Pablo Montoya não conseguiu um bom acerto do carro para o treino classificatório e ficou apenas com a 15ª posição.

Agora com o grid definido, os pilotos vão usar os próximos dias no acerto dos detalhes para as 500 Milhas de Indianápolis, que serão disputadas no próximo domingo.

Voltar ao topo