Vencer e convencer

Atlético entra em campo hoje precisando mostrar serviço

Não é só vencer, é preciso vencer por dois gols ou mais de diferença. Não é só vencer, é conseguir a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Não é só vencer, é jogar um futebol convincente, de qualidade. Não é só vencer, é diminuir a frustração da torcida que até o presidente Mário Celso Petraglia admite ser justificada (ver página 15). Não é só vencer, é embalar para a dificílima estreia no Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Internacional. Não é só vencer, é fazer tudo isso. Uma tarefa das maiores para o Atlético às 19h30, contra o Tupi, na Arena da Baixada.

O Furacão chega para a partida sob muitos protestos pelo péssimo desempenho no Paranaense, que culminou com uma melancólica fuga contra o rebaixamento no Torneio da Morte. No último jogo, já com a permanência assegurada, alguns titulares foram poupados e o técnico Milton Mendes sequer ficou no banco de reservas. Seu primeiro contato com a torcida será exatamente contra os mineiros de Juiz de Fora.

Quem também fará o primeiro jogo na Baixada é o atacante Walter, principal contratação da temporada até agora. Um nome importante para um time que precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar sem a disputa dos pênaltis na ida, derrota por 1×0. “Teremos os nossos torcedores (ao nosso lado). A expectativa é boa”, acredita Mendes, em declaração ao site oficial do clube. “A postura neste jogo será trabalharmos em linha alta (com o time marcando a saída de bola do Tupi). Vamos tentar pressionar o adversário”, completa.

Mesmo com a promessa de uma equipe ofensiva, o técnico não irá escapar da pressão da torcida caso não elimine o modesto adversário, que disputa a Série C do Brasileiro. No centésimo jogo do Atlético na história do torneio de mata-mata, só uma boa apresentação alivia a situação de Mendes para o início do Brasileiro.

A insatisfação das arquibancadas pode ser ainda maior se nomes como o volante Paulinho Dias, o meia Bady e o zagueiro Léo Pereira, todos muito abaixo da expectativa da torcida, forem para jogo. O comandante adiantou que a equipe terá duas novidades.

Por outro lado, esta será uma boa oportunidade para os torcedores rubro-negros verem de perto alguns atletas pouco conhecidos contratados recentemente e que estarão no elenco para o restante da temporada. Na lista, estão o volante Jadson, que já atuou contra o Remo, na primeira fase; o zagueiro Kadu e o atacante Ytalo este poupado do treino de terça por causa de dores musculares.

A obrigação, no entanto, é a mesma para novos e antigos jogadores. “No primeiro jogo, erramos muitos passes e demos chance para o adversário. Em casa, temos que nos impor desde o início. Vamos para cima para tentar fazer o resultado”, garante o meia-atacante Marcos Guilherme.

Além da honra, a classificação também vale um bônus aos cofres do Atlético. Até agora, pela participação nas duas primeiras fases, R$ 880 mil foram contabilizados pelo clube. Se passar pelo Tupi, o time embolsará outros R$ 560 mil.

Sinceridade! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!