Alerta Vermelho

Torcida paranaense segue preocupada com o Brasileiro

O Fantasma não assombrou apenas o Coritiba, ontem, no Couto Pereira. A vitória por 3×0, que garantiu o título inédito ao time de Ponta Grossa, provou que o Trio de Ferro está num momento terrível, isso a poucos dias do início do Campeonato Brasileiro. Sinal de que as torcidas de Atlético, Coritiba e Paraná Clube devem sofrer, e muito, a partir do final de semana.

O Paraná está reformulando o time, após um início de temporada vergonhoso. Não conseguiu se classificar nem para as semifinais do Estadual e foi eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil pelo “poderoso” Jacuipense, do interior baiano. Além disso, o chamado grupo “Paranistas do Bem” tomou de assalto o clube, obrigando o presidente Rubens Bohlen a renunciar. O novo treinador, Nedo Xavier, anunciado na semana passada, terá que se desdobrar para montar um time pelo menos razoável e que talvez consiga permanecer na Série B. A estreia na Segundona é nesta sexta-feira, às 21h, na Vila Capanema, contra o Ceará, que ontem perdeu o título cearense para o rival Fortaleza.

Já o Atlético, vem fazendo uma temporada para esquecer. Desde que o time principal voltou da pré-temporada na Europa é um vexame atrás do outro. No Estadual, o Furacão foi obrigado a disputar o Torneio da Morte para escapar do rebaixamento. Protagonizou um show de horrores para a torcida na goleada diante do Rio Branco, em plena Arena da Baixada. No sábado, o time sub-23 confirmou a permanência na elite estadual com a goleada por 5×0 sobre o Nacional, de Rolândia. Na Copa do Brasil, conseguiu passar para a segunda fase após uma disputa agonizante nos pênaltis com os reservas do Remo. Agora já tem que reverter a vantagem do Tupi, de Minas Gerais, que venceu o primeiro jogo por 1×0. O Rubro-Negro trouxe um treinador que não agradou a torcida. Milton Mendes terá que fazer milagres para dar cara de time ao grupo atual que tem em mãos. Não cair para a Série B já será uma vitória.

E o Coritiba, que ontem foi humilhado pelo Operário na final do Campeonato Paranaense, pode até parecer que é o time que está mais bem arrumado, mas é muito pouco para encarar as melhores equipes do Brasil a partir deste sábado, quando começa o Brasileirão. Foi o time da capital que mais se reforçou, mas provou que ainda não é o suficiente. Tem poucos jogadores diferenciados e algumas promessas, como o artilheiro Rafhael Lucas, que vai disputar seu primeiro Campeonato Brasileiro. A diretoria precisa rever seu conceito de que o grupo é esse e não precisa de mais reforços. O Estadual mostrou que não é bem assim.

Este é o cenário que espera pela torcida curitibana. Nossos três representantes entram na disputa como meros coadjuvantes e se não forem rebaixados já será motivo para soltar fogos no final do Campeonato Brasileiro.