Festa no interior

De novo a capital perde e um time do interior fatura o Estadual

Ao contrário das últimas temporadas, em 2015 o futebol do interior do Paraná veio com tudo, mostrou muito mais força e levou a taça de novo. Tudo bem que a final do ano passado foi apenas com equipes de fora da capital, com Londrina e Maringá, mas desde 2003 que apenas um time do Trio de Ferro não terminava entre os quatro primeiros – curiosamente, naquele ano o Coxa também eliminou o Tubarão nas semifinais.

Na primeira fase, Coritiba e J. Malucelli tiveram uma ampla vantagem sobre os demais adversários. Mas a briga do terceiro lugar para baixo foi acirrada, com a classificação sempre mudando a cada gol que saía na última rodada. Para se ter uma ideia, do Trio de Ferro, que sempre larga com favoritismo, o Coxa fez jus às apostas até a decisão, quando foi atropelado pelo Fantasma. O Paraná foi apenas o sexto colocado e o Atlético teve que lutar contra o rebaixamento no Torneio da Morte.

Os números também mostram o equilíbrio ao longo de toda a competição. A melhor defesa foi a do Londrina, com apenas nove gols sofridos. Os melhores ataques foram do campeão Operário e do Coxa, com 29 e 28 gols respectivamente.

Além disso, vale destacar o Foz do Iguaçu. Embora tenha caído na semifinal, a equipe foi a única que venceu o Trio de Ferro e ainda, de quebra, despachou o J. Malucelli, quarta força da capital, nas quartas de final.

Interior forte, capital fraca

Basta ver as duas últimas decisões do Paranaense para ver que a capital já não manda mais no Estado quando a bola começa a rolar (ver página 8). Para isto, basta ver a péssima campanha de Paraná e Atlético.

O Tricolor até mostrou uma regularidade ao longo da primeira fase e tinha tudo para terminar em terceiro lugar. Porém, o empate com o Coxa na última rodada o jogou para o sexto lugar e o Operário não teve dificuldade para eliminar o Paraná. Já a vergonha do Furacão foi ainda maior. Enquanto jogou com a equipe sub-23, o Rubro-Negro em meio a dificuldades, não fazia feio. Foi só o time principal entrar em campo para a decepção tomar conta da Arena da Baixada. O Atlético ainda passou dificuldades e só se livrou de qualquer ameaça de degola na penúltima rodada.

O ano do Fantasma! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!