Mönchengladbach bate Hertha, retoma 3º lugar e embola luta pela Liga dos Campeões

O Borussia Mönchengladbach aqueceu neste domingo ainda mais a disputa pelas vagas diretas para a Liga dos Campeões da Europa na Alemanha. O time de Mönchengladbach venceu o Hertha Berlin na capital alemã por 2 a 1, recuperou a terceira posição, com 60 pontos, e agora ameaça complicar as coisas para o Wolfsburg, que ocupa atualmente a segunda posição com 62 pontos. Além dos dois clubes, o Bayer Leverkusen, que neste sábado bateu o campeão Bayern de Munique por 2 a 0 pela 31ª rodada do Campeonato Alemão, também está no páreo com 58 pontos. Pelo ranking de países da Uefa, a Alemanha tem direito a três vagas diretas para a Liga dos Campeões. Na outra ponta da tabela, a briga também está aquecida. O Hamburgo, que nunca caiu para a segunda divisão, venceu o Mainz fora de casa, 2 a 1, e saiu da zona do rebaixamento, com 31 pontos. Os times na zona da degola agora são Stuttgart, Hannover e Freiburg.

A equipe de Mönchengladbach começou com tudo a partida, pressionando os donos da casa e mostrando porque é um dos melhores times da Alemanha. Logo aos 11 minutos de jogo, em jogada bem articulada, o brasileiro Rafael serviu o atacante Kruse, que não teve dificuldades para marcar dentro da área o primeiro gol do duelo. Com a desvantagem no placar, o Hertha tentou organizar as suas ações e conseguiu responder à altura dos fortes adversários com Stocker, que completou de cabeça após lance de Kalou para empatar a partida, aos 13 minutos.

Apesar do gol tomado, o Borussia não desistiu de sua proposta e continuou a pressionar os mandantes, com várias jogadas agudas de ataque. Numa delas, o suíço Xhaka quase ampliou para os visitantes antes do intervalo. Na volta dos vestiários, a pressão continuou por toda a etapa complementar, mas o gol da vitória só saiu aos 40, quando Traoré chutou firme no lado direito da grande área para dar números finais ao duelo. Com o resultado, a briga pelas vagas diretas para a Liga dos Campeões ficou cada vez mais embolada. Do lado do Hertha, o sinal amarelo alerta firme para o perigo do rebaixamento, já que a equipe estacionou nos 34 pontos e está apenas quatro pontos à frente do primeiro clube na zona da degola, o Freiburg, faltando três rodadas para o fim do Campeonato Alemão.

No outro jogo de domingo, o Hamburgo foi até Mainz e venceu nos minutos finais o time da casa por 2 a 1, mantendo sua campanha de recuperação após a entrada de Bruno Labadia como técnico da equipe. O time de Hamburgo é o único clube alemão que nunca frequentou a segunda divisão e a briga agora está mais forte do que nunca para permanecer na primeira divisão. Com a vitória, a equipe de Labadia atingiu 31 pontos e saiu da zona do rebaixamento, empurrando o Freiburg e o Hannover para as últimas posições. Os gols da partida contra o Mainz foram marcados por Baumgartlinger (contra) e Kacar para o Hamburgo. Malli descontou para o Mainz, que ocupa agora o 10º lugar com 37 pontos.

Voltar ao topo