Turquia

Federer vence uruguaio e conquista o título em Istambul

O suíço Roger Federer fez uma campanha irregular, teve mais dificuldade que o esperado, mas deixará a Turquia com o título do Torneio de Istambul. Neste domingo, o cabeça de chave número 1 venceu o uruguaio Pablo Cuevas na decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (13/11), e garantiu o 85.º troféu da carreira.

Com a conquista na primeira edição do torneio turco, Federer faturou o troféu no 19.º país diferente de sua carreira. Em 2015, ele já havia triunfado em Dubai e Brisbane. Já Cuevas, terceiro cabeça de chave, perdeu a chance de faturar o quarto troféu da carreira, que seria o segundo em 2015.

Ao longo da campanha, Federer enfrentou dificuldades em todas as partidas. Contra o espanhol Daniel Gimeno-Traver e o argentino Diego Schwartzman, precisou de três sets para vencer. Neste domingo, o suíço encontrou resistência novamente do outro lado, mas impôs sua maior qualidade.

O primeiro set até foi tranquilo para o multicampeão. Firme no saque, ele sequer cedeu oportunidades de quebra ao adversário. Aí, foi só aproveitar uma das três que teve para conseguir a vantagem necessária e arrancar para a vitória.

O segundo set parecia que teria o mesmo desfecho quando Federer conseguiu uma quebra logo de cara, mas pouco depois Cuevas devolveu. O equilíbrio foi mantido até os pontos finais do tie-break. Ambos tiveram diversas chances de fechar o set, mas erraram quando não podiam. Até que o suíço finalmente aproveitou um match point e garantiu o troféu.

Foi o primeiro confronto entre os tenistas no circuito profissional. Agora, Federer se prepara para a estreia no Masters 1000 de Madri, no início da semana, na qual pegará o australiano Nick Kyrgios ou alguém vindo do qualifying. Já Cuevas duelará na primeira rodada com o espanhol Tommy Robredo.

ESTORIL – Em Portugal, no Torneio de Estoril, o título ficou com Richard Gasquet. Cabeça de chave número 5, o experiente francês venceu a decisão deste domingo diante de Nick Kyrgios por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e faturou o 12.º troféu da carreira, sendo o segundo em 2015.

Voltar ao topo