Copa do Brasil

Paraná descarta tapetão para ficar com a vaga do Jacuipense

O Paraná chegou a cogitar a hipótese de entrar na Justiça Desportiva para reverter a eliminação da Copa do Brasil para o Jacuipense, na noite desta quinta-feira (23), por causa da escalação supostamente irregular do zagueiro Luciano. Após analisar o caso, o advogado Itamar Côrtes, responsável pela área desportiva do clube, chegou à conclusão de que não há motivo para questionar a escalação do atleta nos tribunais.

Segundo Côrtes, a falha é do sistema que gera o Relatório de Restrições. Por não ter sido atualizado, ele apontou, em consulta feita pelos árbitros antes da partida, que o jogador estaria suspenso. Avisada pelos apitadores, a delegação baiana decidiu escalar o atleta mesmo assim.

Registrado na equipe baiana desde o início do ano, Luciano realmente tinha um jogo de gancho para cumprir, mas o fez na partida de ida, em Riachão do Jacuípe, ficando livre para atuar pelo Jacuipense. “Como no primeiro jogo ele não constou na súmula, ele teria cumprido a suspensão. Se não tiver outra questão sobre participações e suspensões do atleta em campeonatos a nível nacional, e pelo que levantamos não há, foi um erro do sistema, que não contou a primeira partida na Bahia”, resumiu o advogado paranista.

A suspensão de Luciano decorre da partida entre Aracruz-ES e Joinville, pela Copa do Brasil de 2013. Na partida de volta, em Santa Catarina, o defensor, que jogava pela equipe capixaba , foi expulso de campo e julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A punição ao atleta foi fixada em um jogo e, como não disputou outra competição em nível nacional entre a suspensão, em 2013, e a largada da Copa do Brasil deste ano, o defensor cumpriu a punição na partida de ida com o Paraná.

O presidente do Jacuipense, Felipe Sales Carneiro, afirma que apesar do erro no sistema está se precavendo para uma possível ação na Justiça Desportiva contra o time baiano. “Solicitamos e a Federação Baiana já se manifestou oficialmente junto à CBF, pedindo o reconhecimento do cumprimento da suspensão, e isso deve ser oficializado nos próximos dias. Como o Luciano já cumpriu a punição, não teria por que ficar ausente de dois jogos, se estava suspenso apenas por um”, concluiu.