Sem chance para o azar!

Tricolor estreia na Copa do Brasil contra o Jacuipense

De olho no Campeonato Paranaense, o Paraná Clube estreia hoje na Copa do Brasil. A primeira partida é às 20h30, contra o Jacuipense, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, interior da Bahia. Contra um adversário praticamente desconhecido, num local que o Tricolor jamais visitou, o objetivo é – mesmo sem Lúcio Flávio e pensando no confronto de sábado contra o Operário – garantir a classificação sem a necessidade do jogo de volta.

A primeira fase da Copa do Brasil permite essa possibilidade desde que o time visitante (no caso, o Paraná) vença a partida por dois ou mais gols de diferença. Seria uma folga importante, pois o jogo da volta está marcado para o dia 15, na Vila Capanema – entre os dois jogos da semifinal do Paranaense, caso o Tricolor elimine o Fantasma. A última vez que o time conseguiu a classificação na primeira partida foi na edição de 2002, quando despachou o Bragantino.

Daquele time comandado por Paulo Bonamigo que entrou em campo no estádio Nabi Abi Chedid (à época ainda chamado de Marcelo Stefani), apenas Marcos estará em campo hoje à noite (Hélcio, Goiano, Maurílio e Alexandre Oliveira já encerraram a carreira). E é o goleiro paranista o referencial de um time com mais garotos, já que a opção do técnico Luciano Gusso foi de deixar Lúcio Flávio em Curitiba. “Tem jogadores que estão sentindo um cansaço a mais”, resume o treinador, preocupado com a sequência de jogos do camisa 10 – Lúcio atuou em todos os onze jogos da temporada.

Além dele, Marcos Paulo também está fora pelo mesmo motivo. E o lateral Netinho completa a lista de desfalques, cumprindo suspensão automática da temporada passada, quando estava no Ipatinga. Ainda sem Paulo Henrique, são quatro os titulares fora do jogo de hoje. Na defesa, Rodrigo Gasperin entra naturalmente na lateral, com Cleiton e Luiz Felipe retornando ao time após serem desfalques diante do Coritiba.

No meio-campo estavam as principais dúvidas de Luciano Gusso. Era certo que Jean e Ricardinho estarão em campo, e ontem o treinador oficializou os companheiros da dupla. Marcos Serrato vai ocupar a vaga de Marcos Paulo, e Lúcio Flávio será substituído por Lucas Sotero – o garoto fará seu primeiro jogo como titular com a camisa tricolor.

Eles entram em campo com o objetivo de resolver a parada hoje – desejo que é compartilhado até por quem ficará no banco. “Quero ajudar meus companheiros de equipe e fazer um bom resultado. Não será um jogo fácil, mas estamos preparados”, avisa Ricardo Conceição.

Inauguração

O Paraná será a atração da inauguração da Arena Valfredão – o nome “fantasia” para o estádio Eliel Martins. “Recuperamos o estádio, que já tem uns 20 anos. Está totalmente remodelado, moderno, com vestiários novos, iluminação nova e gramado novo. Ninguém pisou no campo ainda”, diz Felipe Sales, presidente do Jacuipense.

A capacidade é de aproximadamente 6 mil torcedores e a expectativa é de casa cheia para o jogo contra o Paraná Clube. “Os ingressos estão vendendo muito bem. Acredito que a pressão será grande, estamos animados”, comenta Sales. A reforma durou cerca de 3 anos e consumiu R$ 850 mil, sendo R$ 300 mil da prefeitura da cidade e o restante pago pelo governo do estado.

O Jacuipense está com toda atenção voltada para a Copa do Brasil e espera fazer uma boa partida esta noite e, quem sabe, conseguir levar a decisão da vaga na próxima fase para Curitiba. (André Pugliesi)