A culpa é de quem?

Clássico Paratiba não acontecerá na Vila Capanema

O clássico entre Paraná Clube e Coritiba, programado para o próximo domingo (29), às 16h, não acontecerá na Vila Capanema. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, em entrevista ao Paraná Online, nesta quinta-feira. O Paratiba acontecerá no Estádio Olímpico, em Cascavel.

“A PM não liberou a Vila Capanema para o clássico por questões de segurança no estádio. Estamos aguardando alguns laudos do Paraná Clube, mas a tendência é que o jogo não ocorra ali”, disse o dirigente.

Poucos minutos depois, a FPF soltou uma nota em seu site oficial informando sobre o fato. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, que apontou alguns problemas no estádio para que o clássico fosse vetado, como paredes danificadas, que poderiam servir como ‘arma’ para torcedores vândalos.

A reportagem entrou em contato com o atual presidente do Paraná, Luiz Carlos Casagrande, que afirmou não entender a posição da Polícia Militar e da FPF. “Estamos tentando resolver esta situação, mas realmente não sabemos o que aconteceu, pois já fizemos tudo o que a Polícia Militar havia pedido. Eles pedem algo, nós vamos lá e corrigimos. Eles sempre encontram alguma coisa. Não dá para entender como jogamos os últimos jogos na Vila Capanema então”, disse Casinha.

Com relação aos ingressos, que já vinham sendo comercializados pelo Paraná desde a última quarta-feira, o dirigente ainda não soube informar o que será feito. “Ainda não sabemos, vamos ver esta questão nesta sexta-feira pela manhã”, afirmou.

A diretoria do Coritiba ficou na bronca com a decisão. “Eu acho um absurdo. Não por jogar fora da cidade. Mas poderia ser em uma cidade mais perto”, disse o presidente do Coxa, Rogério Bacellar. “O regulamento não permite a inversão de mando, mas permite um custo assim para os clubes. O Paraná está com dificuldades financeiras, vai gastar quanto para jogar lá? Nós vamos gastar quanto?”, completou o mandatário do Verdão.

Opções

Algumas opções foram colocadas em pauta para que o jogo fosse mais ‘próximo’ dos clubes. A Arena da Baixada chegou a ser ventilada. Porém, o gramado do estádio está sendo trocado. O Ecoestádio foi vetado pela Polícia Militar por conta das festividades que acontecerão próximas ao local, devido ao aniversário de Curitiba. O Carangueijão, em Paranaguá, também foi cogitado. Entretanto, o gramado estaria em estado crítico graças às chuvas.

Vila Capanema não será o palco do clássico Paratiba. Foto: Arquivo.

Confira a nota da FPF abaixo:

No próximo domingo, 29, Paraná Clube e Coritiba se enfrentam pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2015. Inicialmente marcada para acontecer na Vila Capanema, a partida foi transferida para o Estádio Municipal Arnaldo Bussato, em Cascavel. A mudança de local deve-se ao fato de a Polícia Militar do Paraná não ter liberado o estádio paranista para a disputa. 
 
A Federação Paranaense de Futebol e o clube trabalharam até o último momento para a liberação do local, entretanto, pouco após às 17h desta quinta-feira, recebeu ofício do 1º Comando Regional da Polícia Militar impedindo a realização do jogo na Vila Capanema.