Mais um enrosco

Às vésperas da eleição da FPF, Cury vê novo processo judicial

A briga da Federação Paranaense de Futebol (FPF) contra o Batel de Guarapuava pode não terminar bem. E justamente a parte mais fraca é a que tem mais chances de sair vencedora do confronto neste momento. A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou na noite de quarta-feira a Federação Paranaense de Futebol e seu atual presidente, Hélio Cury, por entrarem na Justiça Comum contra uma decisão do STJD que reestabelecia a filiação entre o Batel e a FPF. O Batel é um dos clubes que apoiam a chapa de oposição na eleição da FPF, mas não consta na lista de aptos a votar.

O julgamento será realizado hoje, no Rio de Janeiro. Ano passado, o Batel voltou ao futebol profissional após ficar parado por cinco anos. Conseguiu em 2013 o direito de disputar a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense, após a federação tentar desfiliá-lo no TJD/PR. Em fevereiro do ano passado, o STJD decidiu manter a filiação do clube de Guarapuava, que disputou a Terceirona, ficou em terceiro lugar e subiu para a Segunda Divisão graças à desistência do Junior Team.

Ao acionar a justiça comum para tentar a desfiliação do Batel, A FPF e Hélio Cury infringiram dois artigos do estatuto do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), além do estatuto da Fifa, da CBF e da própria federação. Se for condenada, a Federação pode pagar até R$ 200 mil em multas. Já o presidente Hélio Cury pode ser suspenso, o que não o impediria de disputar a eleição, mas não o deixaria assumir o cargo em caso de vitória.

Voltar ao topo