Matando a oposição

Cury registra chapa com 42 apoios, o que inviabiliza a oposição

O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Helio Cury, registrou ontem sua chapa para a eleição para a direção da entidade, que acontece no próximo dia 21, com 42 apoiadores entre os 61 clubes e ligas esportivas aptos a votar segundo a relação disponibilizada pela Comissão Eleitoral. Como o regulamento da eleição prevê que uma chapa só pode ser registrada com no mínimo 30 apoiadores e que se um ente federado constar em mais de uma chapa será validado o primeiro registro, a chapa de Cury, com esses 42 nomes inviabiliza até a participação da chapa de oposição, de Ricardo Gomyde, na disputa, já que ele só conseguiria contar com 19 apoiadores.

A chapa de Cury não informou quais são seus 42 apoios, mas admitiu que manteve na sua chapa os clubes que tentaram protocolar, na última terça-feira, a revogação do apoio ao atual presente, mas não foram recebidos por Cury. Também constam na lista de apoiadores da situação duas equipes amadoras femininas, Assaí e Iguaçuense, que não aparecem na lista de filiados da Federação.

Apesar de estar, em tese, com sua candidatura inviabilizada pelas regras da comissão eleitoral, a chapa de oposição diz ter os apoios necessários e estar dentro das regras para disputar a eleição. “Estamos comemorando esse registro dele com 42 assinaturas. Como já revogamos 10 e tem dois clubes que vamos impugnar, com outras revogações que tenho para protocolar, ele que não terá os 30 apoiadores nem para se manter na eleição”, disse o advogado Juliano Tetto, candidato a vice-presidente na chapa de Gomyde.

Tetto disse que, até o dia 11, prazo final para o registro de chapas, a candidatura de oposição será registrada com um número de apoiadores superior aos 30 necessários e ainda retirando apoios de Cury. “Vamos registrar essas 10 que revogações, as outras que temos aqui aguardando apenas o reconhecimento de firma e, ainda os seis clubes que nos apoiam e eles retiraram da lista de votantes”, conta.

Para o advogado a regra da eleição que prevê que valem as assinaturas na primeira chapa registrada é ilegal. “O Estatuto da Federação prevê as revogações. O regulamento da eleição não pode passar por cima do Estatuto. Não podem criar restrição onde não existe. Até o dia 11, os clubes podem revogar. A Federação tem que respeitar seus filiados”, disse.

Lembrando que a comissão eleitoral foi nomeada por Cury e é composta por pessoas de confiança do presidente da Federação (como permite o Estatuto da FPF), Tetto reafirmou que, caso o registro de sua chapa não seja homologado, acionará a Justiça.

Voltar ao topo