Tudo como planejado

Tática utilizada pelo Coritiba na Copa do Brasil veio pra ficar

Marquinhos Santos usou o jogo contra o Prudentópolis para fazer observações. E na partida de ontem contra o Villa Nova, em Minas Gerais, o comandante do Coritiba apostou em uma nova formatação, com três volantes que sabem jogar e dando liberdade para Negueba. Funcionou na Copa do Brasil, e a partir de agora é mais uma estratégia a ser usada pelo treinador.

O resumo do jogo e do time para o treinador é de uma equipe consciente. “Hoje (ontem) foi muito eficaz, uma equipe copeira, que é o que a competição pede. Trabalhamos aqui ontem (terça) e isso ajudou”, avaliou Marquinhos. A estrutura de meio-campo sem um armador centralizado exigiu de João Paulo, Alan Santos e Hélder um trabalho extra, chegando mais à frente do que normalmente. Deu certo no ataque e na defesa. “Estamos buscando este padrão, já é o terceiro jogo sem levarmos gol, e estamos conseguindo buscar esse modelo”, festejou o treinador.

O resultado e a classificação antecipada estavam no planejamento alviverde. A série de sete jogos em menos de um mês foi quebrada com a passagem direta para a segunda fase da Copa do Brasil. “A classificação foi importante, neste grupo que está sendo formado. A equipe soube jogar a competição”, disse o volante Hélder. “Na estreia conseguir passar de fase é importante, e os atletas estão correspondendo. Temos boas perspectivas para a temporada”, comemorou Marquinhos, que completou ontem cem jogos no comando alviverde. “É difícil alcançar 100 jogos nos dias de hoje. E fico feliz, com pouca idade e pouco tempo de carreira”, finalizou.

Artilheiro

Leandro Almeida teve um início de temporada instável, e também pressionado por ter quase sido negociado com o Cruzeiro. Os dois gols de ontem recolocam o jogador no ponto em que sempre esteve, um dos “intocáveis” do Coxa. “Fiquei muito feliz em ajudar a equipe. E também porque fomos muito bem, na bola parada, que estamos trabalhando bastante. Foi um a vitória importante para garantir mais tempo para trabalhar, eliminando o jogo da volta”, afirmou o defensor, que não jogou contra o Prudentópolis.

Já o goleiro Vaná comemorou o rendimento alviverde. “O time foi muito eficiente. Copa do Brasil é assim, temos que jogar para saber fazer o resultado e hoje conseguimos fazer isso”, resumiu o camisa 1 coxa-branca.