Villa Nova derrotado!

Coritiba mete bucha e evita jogo de volta na Copa do Brasil

Sem fazer muita força, o Coritiba se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Atuando com inteligência, o Coxa aplicou 3×0 no Villa Nova (com três de cabeça), ontem, em Nova Lima, e resolveu a parada sem precisar do jogo de volta, esperando agora quem virá do confronto entre Fortaleza e Ríver – os confrontos só acontecerão em abril.

Era um ambiente típico de cidade do interior. Estádio pequeno, gramado pra lá de irregular e até uma simpática charanga davam o tom no Castor Cifuentes. E como é normal em Copa do Brasil, os donos da casa começaram cheios de empolgação. Mas o embalo parou cedo, pois aos quatro minutos Negueba cruzou, Wellington Paulista cabeceou, a bola bateu no “montinho artilheiro” e venceu Thiago Braga. O primeiro gol de WP com a camisa alviverde.

O Coxa passou a esperar os espaços do Villa para tentar o contra-ataque. O plano tático alviverde era distinto de outros jogos – sem um armador de confiança, Marquinhos Santos preferiu escalar três volantes com bom passe – Hélder, João Paulo e Alan Santos. A tática rendeu chances de gol, mas permitiu aos mineiros terem posse de bola, abusarem dos chuveirinhos e minarem os alviverdes com quatro cartões amarelos. Era possível botar mais pressão para resolver o jogo, mas isso não aconteceu até o final do primeiro tempo.

“A gente precisa trabalhar mais a bola para chegar na frente com qualidade”. O resumo de WP era um bom caminho para o Coxa conseguir a vitória e a classificação antecipada. Mas o segundo tempo começou no mesmo ritmo, o Cori esperando o erro adversário. E o erro veio aos 12 minutos. João Paulo cobrou escanteio, Thiago Braga voou sem destino e Leandro Almeida cabeceou para o gol vazio. Vantagem assegurada. A charanga silenciou.

O Villa partiu pra cima tentando garantir o jogo de volta, e a pressão aumentou com a expulsão de Luccas Claro aos trinta minutos. Foi um tal de jogar bola dentro da área alviverde – sem muita organização, claro. E logo em um cruzamento o Coxa resolveu a parada. Aos minutos, de novo João Paulo cruzou, de novo Leandro Almeida marcou. Três a zero, fatura liquidada, fôlego na temporada.

Craque

Leandro Almeida

O zagueiro contribuiu bastante com a classificação alviverde ao marcar dois gols.

Guerreiro

Negueba

Com boa movimentação, amenizou a ausência de meia na escalação do Coxa.

Bonde

Thiago Braga

Falhou feio no primeiro gol do Coxa e levou um frango.

Gols

1º tempo

0 x 1 – 1 min.: Negueba cruza na medida da esquerda para Wellington Paulista acertar de cabeça o meio do gol. O goleiro Thiago Braga aceita o frango.

2.º tempo

0 x 2 – 12 min.: João Paulo cobra escanteio com perfeição, o goleiro falha mais uma vez e a bola sobra na cabeça de Leandro Almeida marcar de cabeça

Chave do jogo

O gol com apenas cinco minutos de jogo deu tranquilidade ao Coritiba para administrar o jogo, apesar de não ter conseguido uma boa atuação

Suspensos

Villa Nova-MG

Nenhum

Coritiba

Luccas Claro (expulso)

Com informações de Ana Luzia Mikos.