Futebol em débito

Petraglia disse que 2015 seria o ano do futebol. Cadê?

No final do ano passado, em dois momentos o presidente Mário Celso Petraglia garantiu que 2015 seria um ano de mais investimentos no futebol. Com a Arena concluída, era a hora de apostar nas “chuteiras”. Mas o torcedor do Atlético ainda não viu resultado na prática. A trinta dias da estreia do time principal pela Copa do Brasil, em 2 de abril, contra o Remo, o clube contabiliza a contratação de apenas um reforço comprovado, o lateral-direito Daniel Borges.

O jogador destacou-se em 2014 na Série B pela Ponte Preta, foi emprestado pelo Botafogo-SP e tornou-se titular do time atleticano nesse início de 2015 com participação ativa na pré-temporada na Espanha. Na primeira partida oficial da equipe, a derrota para o Foz, Daniel foi o melhor jogador rubro-negro.

O restante das contratações encaixa-se mais na categoria de apostas do que de reforços. Nesse grupo estão o meia indiano Romeo Fernandes; Jeremias e Danilo, dois jovens que destacaram-se na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Porto-PE; Óscar Cabezas, revelação da parceria com a equipe colombiana Club Juanito Moreno; e o meia Nikão, revelado pelo Atlético-MG.

Da equipe titular, em relação ao time quer ficou em oitavo lugar no Brasileiro do ano passado, a novidade, além de Daniel Borges, é o atacante Edigar Junio, que pertence ao Atlético e estava emprestado ao Joinville. Outro repatriado foi o meia Felipe, que estava no Figueirense. O elenco ainda conta com o atacante Douglas Coutinho, que segue no elenco rubro-negro mesmo após ter sido vendido por R$ 14 milhões para um grupo de empresários de Malta.

Do time sub-23, que estava disputando o início do Paranaense, a principal contratação foi o zagueiro Lula, que veio do Boa Esporte. A tendência é que o jogador seja integrado ao elenco principal, mas por enquanto não deve tirar a titularidade de Cleberson ou Gustavo. O Furacão também adquiriu os direitos econômicos no final de 2014 do zagueiro Ricardo Silva, após ter ficado no CT do Caju emprestado pelo Ceará.