Lista da discórdia

Eleição da FPF do dia 21 pode parar na Justiça

A Federação Paranaense de Futebol convocou para o próximo dia 21 a Assembleia Geral que elegerá a nova diretoria da entidade. No mesmo comunicado, divulgado ontem, a entidade apresentou a lista de 61 clubes e ligas aptos a votar na eleição (ver quadro). A lista revoltou a chapa de oposição, encabeçada por Ricardo Gomyde, pois exclui sete clubes que constam no rol de filiados a entidade e acrescenta outros dois que não aparecem sequer no site da Federação.

Surgiram na lista de votantes da Federação os clubes amadores femininos Assaí e Associação Iguaçuense, que já teriam formalizado apoio a Cury. “São eleitores surpresa, pois, até hoje ninguém tinha notícia da situação deles junto à Federação. Não constam em nenhum documento, nem no site da entidade”, disse o advogado Juliano Tetto, um dos candidatos a vice na chapa de Gomyde. “Além disso, cinco eleitores nossos, que estão lá, em situação regular perante a Federação, que constam como filiados no site da organização, foram retirados da lista, sem nenhuma explicação”, disse.
Foram excluídos da lista de votantes os clubes profissionais Batel, Andraus, Cascavel Clube Recreativo e Grêmio Maringá; e os amadores Umbará, Gente da Gente e São Braz. Desses, Batel, Andraus e Cascavel tinham assinado apoio à chapa de Gomyde.

Além deles, a chapa tinha anunciado apoio dos clubes amadores Olympique e Sítio Cercado, que não constam no site da Federação como clubes filiados e também não foram incluídos na lista. A Federação argumenta que a lista de votantes respeita o estatuto da entidade e o regulamento das eleições, que determina que estão aptos a votar os clubes e ligas que cumpram uma série de exigências, como estar em dia com suas obrigações financeiras perante a federação e ter participado das competições oficiais de sua categoria nos últimos dois anos, critérios que não teriam sido cumpridos pelos clubes excluídos. O regulamento, no entanto, foi editado apenas no último dia 26 de fevereiro.

“Vamos impugnar essa lista. Retiraram seis eleitores nossos e incluíram dois clubes surpresa, que não constam em lugar nenhum. Essa lista está totalmente adulterada, mostrando a clara intenção de desvio na eleição da Federação”, disse Tetto, que deve apresentar a impugnação hoje à comissão eleitoral.

Com o atual colégio eleitoral da Federação, a chapa encabeçada por Helio Cury contabiliza o apoio de 31 entidades desportivas, enquanto a de Gomyde viu seu número de apoiadores declarados cair para 24.

Voltar ao topo