Mundo Rubro-Negro

Atlético caminha para mais uma parceria internacional

Na tabela você pode ver todas as parcerias que o Atlético fez nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Na sexta-feira, surgiu uma, com o Inter de Lages, e deu tempo de colocar na nossa “arte”. Mas essa é mais nova ainda. O Furacão negocia com o Libertad, do Paraguai, uma ampla parceria que pode trazer o lateral-direito Jorge Moreira para o CT do Caju. O Furacão já havia sondado o jogador no final do ano passado, mas o alto valor pedido pelo time paraguaio (1,5 milhões de dólares) inviabilizou o negócio. No entanto, a partir dali, os clubes estreitaram relações.

Recentemente, em entrevista ao site Papo de Atleticano, o presidente Mario Celso Petraglia citou o que chamou de “parceria binacional em Foz do Iguaçu, que seria entre o Brasil e Paraguai”. O primeiro resultado da parceria, que ainda não está formalizada, seria a compra dos direitos econômicos de Moreira.
Segundo apurou a reportagem, o clube paraguaio vê a parceria com bons olhos. Oficialmente o clube nega que ela esteja formalizada, mas o encontro entre os presidentes foi confirmado e a proximidade de um acordo destacada.

O encontro, aliás, acontece com a ajuda de Jorge Samek, presidente da Itaipu Binacional. “O Mário teve uma prosa com o presidente do Libertad (Carlos Agüero Vásquez). Também fui eu quem conseguiu esse contato. Eles andaram se encontrando e conversando”, disse. Foi por intermédio de Samek, inclusive, que aconteceu a aproximação entre o Atlético e o Foz do Iguaçu. A parceria, no entanto, acabou desfeita na semana passada.

Samek garante que não agiu por política e nem é conselheiro do clube, mas como torcedor ajudou a encaminhar a parceria. “O Mario falou que tinha um jogador lá que interessava muito ao Atlético. Ele me disse que o Cruzeiro foi lá esses tempos e levou um lateral deles. Mas o que era bom mesmo ficou e o Atlético se interessava”, comentou. O lateral em questão é Miguel Samúdio, contratado pela Raposa em 2013.

O outro lateral citado por Samek é justamente Jorge Moreira. O Atlético praticamente definiu a contratação do jogador em dezembro. O próprio lateral disse, em entrevista à rádio Futból 780 em dezembro, que sua negociação estava encaminhada. “A diretoria do Paranaense quer me levar agora. Por isso, vieram para fechar a negociação. Mas o Libertad quer que eu fique até junho e isso me incomoda um pouco, já que eles prometeram me liberar se chegasse a proposta”. E de fato a situação é essa.

Em Assunção a negociação é dada como certa. A própria assessoria de imprensa do clube afirma que o pedido da diretoria do Libertad foi aceito pelo Atlético, que aguardará o término da Libertadores. Detalhes, no entanto, não foram divulgados.

Clique na tabela para ver em tamanho maior!