Dia de Paranaense

Com agenda cheia, Coxa entra em campo para encarar o Prude

Coritiba abre neste domingo (1°) contra o Prudentópolis uma agenda sufocante. A partir das 16 horas, no Estádio Newton Agibert, começa a primeira das sete partidas que a equipe terá pela frente em uma janela de 21 dias.

O Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil se mesclam e a preocupação não será apenas conseguir dividir o foco entre as duas competições, mas também com o que acontece dentro e fora de campo com o Alviverde.

O movimentado roteiro coxa-branca inclui, depois do compromisso nos Campos Gerais, o Villa Nova (fora, 4/3) na estreia da Copa do Brasil; Londrina (casa, 8/3), Rio Branco (casa, 12/3) e J. Malucelli (fora, 15/3) pelo Estadual; o jogo de volta com o Villa Nova (18/3, se necessário) e Cascavel (casa, 21/3).

Com tantos jogos, além de garantir um pouco de descanso aos jogadores, a troca de peças no time titular busca igualar o ritmo de jogo dos atletas.

O primeiro impacto dessa série intensa atingiu a formação da equipe esta tarde, contra o Prudentópolis. O técnico Marquinhos Santos decidiu poupar quatro jogadores contra o lanterna da competição.

“Tá muito puxado. São muitos jogos. A perna pesa, o cansaço bate. Mas o elenco é grande e forte. O técnico pode fazer esse rodízio se precisar que o nível não vai cair. Mas temos de estar atentos a tudo que acontece fora de campo, quanto ao descanso, à alimentação. Acabamos de ter uma palestra sobre a alimentação, que é importante para a recuperação”, afirmou o zagueiro Luccas Claro, que estará em campo contra o Prude.

A ‘maratona de março’ exigiu atenção da comissão técnica alviverde. “Para enfrentar esse período algumas atividades são reforçadas com o elenco. É fundamental que todos eles assimilem bem a importância do repouso nos períodos determinados e também em relação a uma boa alimentação”, explicou o preparador físico do Coritiba, Glyditosn Ananias.

“Tudo que nós poderíamos fazer em relação a condicionar e preparar os atletas nós programamos para realizar até o fechamento desta semana. A partir de agora é trabalhar na recuperação do elenco, afinal são sete jogos em 20 dias, dentro desse período temos ainda as viagens, que diminuem mais ainda nosso tempo de treinamento. Então, nossa preocupação a partir de agora é pensar no tempo de recuperação de cada um”, acrescentou.

A situação só não é pior porque a tabela foi ‘generosa’ para o clube. Neste período são apenas dois deslocamentos, o deste domingo e o da quarta-feira (4) para Nova Lima. O outro jogo fora de casa é no vizinho J. Malucelli.