Estreia antecipada

Claudinei convence e Furacão vai com titulares contra o Foz

Quando você estiver lendo esta matéria, já deve estar sabendo que o Atlético escala hoje contra o Foz do Iguaçu, às 19h30, na Arena, o time principal, o treinado por Claudinei Oliveira. Mas talvez siga com a dúvida: afinal, porque o clube decidiu de uma hora pra outra mudar os planos e colocar os titulares no Campeonato Paranaense. O que se pode dizer é que o técnico rubro-negro teve paciência e persistência para conseguir o que outros profissionais tentaram sem sucesso – manter o time em movimento, mesmo sem priorizar o Estadual.

Nos dois anos anteriores em que o time sub-23 foi utilizado, houve realidades bem distintas. Este 2015 é semelhante a 2013 – ano passado, com o Atlético na fase preliminar e depois na fase de grupos da Libertadores, o time titular trabalhou normalmente. Há duas temporadas, a equipe comandada por Ricardo Drubscky foi para a Espanha e ficou entre 10 de fevereiro (a final da Marbella Cup) e 3 de abril (a estreia na Copa do Brasil) apenas treinando no CAT do Caju. O resultado foi a dificuldade para eliminar o Brasil de Pelotas na primeira fase da competição nacional e depois o péssimo início de Campeonato Brasileiro, que inclusive custou o cargo de Drubscky.

Claudinei Oliveira sabia disso desde que assumiu o Atlético. “A gente estudou aquele ano de 2013, com as dificuldades que aconteceram nas cinco primeiras rodadas do Brasileiro”, admitiu o técnico, na conversa de ontem com os jornalistas. Se o planejamento fosse mantido, o time principal ficaria de 19 de fevereiro a 2 de abril sem atuar. “Nós sabemos da necessidade de manter o grupo em atividade. Sei que se ficássemos aqui no Caju treinaríamos muito, mas é melhor jogar, dar ritmo para o time”, completou.

O processo de convencimento – principalmente para a diretoria – começou na montagem da pré-temporada, e ganhou força nos últimos dias. “Fizemos uma avaliação de todo o grupo depois da viagem para a Espanha, e o resultado foi bastante positivo”, disse Claudinei, sem querer dar detalhes de como foi batido o martelo. “Nós fomos falando domingo ainda, depois na segunda, e ontem (terça) nos reunimos e definimos esse novo processo”, explicou.

Coincidências

A volta exatamente hoje acaba tendo relação com dois acontecimentos. Coincidência ou não, o retorno dos titulares acontece exatamente após a derrota no Atletiba. E coincidência ou não, o retorno dos titulares acontece exatamente contra o Foz, clube que teve problemas de relação com o Furacão por causa da eleição da Federação Paranaense de Futebol. Para os jogadores, a melhor coincidência é que o retorno será na Arena. “Estamos loucos pra voltar a jogar perto da torcida. Quando ficamos sabendo, comemoramos”, resumiu o goleiro Weverton, capitão do time e hoje o grande ídolo da torcida.