Corinthians estreia contra o Marília como teste para a Copa Libertadores

Depois de decepcionar o seu torcedor no amistoso contra o Corinthian-Casuals, time amador que disputa a oitava divisão do Campeonato Inglês, o Corinthians espera ter uma atuação convincente neste domingo, às 17 horas, contra o Marília, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O objetivo é não só para apagar a impressão ruim do último jogo em casa, mas principalmente chegar com o moral elevado diante do Once Caldas, na quarta-feira, pela fase preliminar da Copa Libertadores.

Até o técnico Tite, que insiste em dizer que só passará a pensar na Libertadores a partir desta segunda-feira, reconhece que o desempenho da equipe na quarta passa necessariamente pelo jogo deste domingo. “Iniciar bem o Campeonato Paulista dá confiança para a sequência do trabalho”, disse.

A partida contra o Marília é a oportunidade de o treinador fazer os últimos ajustes no time antes de enfrentar o Once Caldas. O principal problema está do meio para a frente. A equipe tem enfrentado muita dificuldade para criar jogadas quando enfrenta times que se fecham na defesa, como atuarão Marília e o rival colombiano.

O pedido do treinador é que Emerson e ora Renato Augusto ora Lodeiro joguem pelas beiradas para, assim, abrirem espaço para as infiltrações pelo meio e a passagem dos laterais. Neste esquema, Elias tem papel fundamental. Caberá a ele aparecer de surpresa no ataque para tentar aproveitar as brechas deixadas pelo adversário.

É basicamente isso que Tite tem treinado repetitivamente nos últimos dias e o treinador espera que dê certo neste domingo e especialmente na quarta-feira. Ele quer deixar a vaga para a fase de grupos da Libertadores bem encaminhada já no primeiro jogo. O técnico sabe que chegar na partida de volta, na Colômbia, em situação desfavorável pode ser fatal, como foi em 2011. Naquele ano, o Corinthians empatou por 0 a 0 com o Deportes Tolima, no Pacaembu, e foi eliminado fora de casa após derrota por 2 a 0.

Como o novo esquema ainda não está bem azeitado, o treinador, com o aval da diretoria, vai escalar todos os titulares neste domingo, mesmo sabendo do risco de lesão. A ideia é usar o jogo contra o Marília para “treinar” a equipe para o jogo de quarta-feira.

“É um risco que não é só do técnico. Não faço só as minhas vontades, preciso ver o que o melhor para o Corinthians. Sentei com a direção e avaliamos todos os prós e contras. Se fosse na metade da temporada e a equipe já estivesse entrosada, eu assumiria a responsabilidade sozinho e os titulares não jogariam. Mas o time está em um processo de entrosamento”, explicou.

Voltar ao topo